Em parceria com o Governo Federal, Prefeitura reforma posto de saúde do Vinhateiro

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Urbanismo, em parceria com o Governo Federal, concluiu as obras de reforma geral da Unidade de Saúde da Família do bairro Vinhateiro. As intervenções tiveram início há cerca de dois meses e contemplaram a pintura geral, interna e externa, incluindo dos muros de fachada, reparos elétricos, portas, pisos e equipamentos. As intervenções no posto de saúde totalizaram R$ 37.202,78 em recursos do Ministério da Saúde. A unidade funciona das 7h às 16h e localiza-se à Rua Antônio Araújo de Mendonça, s/n°.
De acordo com a Secretária de Saúde, Vanessa Vidal, o investimento na reforma e reestruturação das unidades de saúde da família tem sido uma das grandes prioridades do Prefeito Cláudio Chumbinho, que tem buscado parcerias para melhorar a qualidade do atendimento da Atenção Básica no município. “O posto de saúde é a porta de entrada prioritária no sistema de saúde municipal. É lá onde os usuários recebem atendimentos multidisciplinares, com foco na prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e na manutenção da saúde da população, além de participar de campanhas e atividades de educação em saúde. Por isso, essa parceria com o Governo Federal é essencial para a melhoria das condições do atendimento à população nos postos de saúde”, ressaltou.

Segundo o diretor de Obras Públicas e Orçamento da Secretaria de Urbanismo, Luciano Silveira, no Vinhateiro houve, ainda, troca de todas as luminárias e das peças de cerâmica da parede da varanda, além dos azulejos das salas de vacina, curativos e odontologia.

A Equipe de Saúde da Família do posto é composta por um clínico geral, que atende as segundas, quartas, quintas e sextas, e, diariamente, um dentista com auxiliar, uma enfermeira, uma técnica em enfermagem e sete agentes comunitários de saúde, que fazem o serviço de busca ativa, cadastramento, acompanhamento familiar e produção do diagnóstico demográfico. Segundo a diretora da unidade, Daiana Valente, o posto disponibiliza ainda um pediatra (para crianças de 0 a 2 anos de idade), que atende às terças, e um obstetra, que atende às sextas. Para ambas as especialidades, a demanda é espontânea. Todas as sextas-feiras, a unidade disponibiliza cerca de 80 fichas para marcação de consultas. O agendamento é feito todas as sextas a partir das 7h.

A unidade também conta com atendimentos de uma equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que, em conjunto da equipe de referência do posto, realiza trabalhos educativos e de prevenção à saúde, tais como grupos semanais para orientações de nutrição, assistência social, campanhas de vacinação e encontros com grupos de diabéticos e hipertensos.

Além disso, o posto conta com a Escola de Postura, uma espécie de oficina de exercícios posturais para pacientes com encaminhamento médico, hipertensos e diabéticos. Os grupos reúnem-se todas as segundas, a partir das 8h, sob a orientação de um fisioterapeuta. A diretora informou ainda que os atendimentos não foram interrompidos por ocasião das obras de reforma.

Vale lembrar que a Secretaria de Projetos continua avançando na articulação com o Governo Federal para a área da saúde. De acordo com a Secretária Especial de Projetos, Cláudia Magalhães, no pacote de propostas enviadas este ano estão a construção de mais seis unidades básicas de saúde, quatro academias da saúde, reforma do posto de saúde da Praia Linda, além da reforma e ampliação do Hospital do Morro dos Milagres. “Para este ano, com a regularização do município junto ao Ministério da Saúde, nós já pudemos enviar essas propostas. Destas, segundo publicação do Diário Oficial da União, a reforma da Praia Linda e a construção de UBS no Campo Redondo, Parque Arruda e Porto do Carro já estão aprovadas. As demais estão em fase de elaboração de projetos e provavelmente serão iniciadas no início de 2014", informou.

Créditos à ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem