1º dia de defeso na Laguna Araruama já teve 3 embarcações apreendidas

1º defeso da história da Laguna Araruama começou hoje (01/08) e já teve redes e 3 embarcações apreendidas.
Foto: Pierre Sampaio
Começou oficialmente nesta quinta-feira (01/08) o 1º defeso na história da Laguna Araruama. A data foi marcada pela visita do secretário de Estado de Ambiente, Carlos Minc, à sede da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos de São Pedro da Aldeia, localizada à beira da lagoa, no bairro Ponta da Areia.

Minc colocou à disposição dos governos municipais banhados pela laguna o aparato de fiscalização do estado através do Comando da Polícia Ambiental (CPAm) e da Coordenadoria de Combates aos Crimes Ambientais (Cicca). No primeiro dia de operação, foram apreendidos três barcos e algumas redes.

“Não estamos aqui para tratar como bandido o pescador que for flagrado descumprindo o defeso. Pelo menos, nesse início da operação, a intenção é orientar, esclarecer e conscientizar sobre a importância de dar esse tempo para a lagoa ser repovoada. Os peixes maiores vão gerar mais renda para os pescadores. São apenas 3 meses, de hoje (1º de agosto) até 31 de outubro e vai valer a pena, com certeza” - disse Carlos Minc.

Ao todo, foram 600 pescadores cadastrados para receber o auxílio financeiro devido ao defeso, onde eles ficam impossibilitados de trabalhar. Segundoa Secretária Municipal de Ambiente, Adriana Saad, as redes e os barcos apreendidos serão devolvidos após o dia 31 de outubro. O pescador será encaminhado à delegacia para registro de ocorrência e logo em seguida, liberado.

De acordo com o representante da Câmara Técnica de Pesca do Consórcio Intermunicipal Ambiental Lagos São João, Francisco Guimarães Neto, o Chico Pescador, os proprietários de ganchos tem o prazo de dez dias, a partir de 1º de agosto, para retirá-los da lagoa, apesar deles já terem sido notificados desde maio.

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem