Defeso inédito da Laguna Araruama terá grande reunião em São Pedro da Aldeia

O defeso inédito de todas as espécies da Laguna Araruama, que começará no dia 1º de agosto, com término previsto para 31 de outubro,será o tema de uma grande reunião que acontecerá na sede da Secretaria de Ambiente, Laguna, Pesca e Serviços Públicos, na próxima segunda-feira (29) com a presença dos prefeitos das cinco cidades do entorno da laguna (São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Iguaba Grande e Araruama) , seus respectivos secretários de Ambiente e Guardas Ambientais, além de autoridades estaduais, que lançará o Projeto Laguna Unida (LAU)

O Prefeito de São Pedro da Aldeia e Presidente do Consórcio Largos São João, Cláudio Chumbinho, falou da importância do evento.

“É muito importante que todos os Prefeitos estejam envolvidos nessa ação em prol da nossa laguna. Cuidar da laguna é uma responsabilidade muito grande e cabe a cada um ter essa consciência. Peço aos pescadores que obedeçam ao período do defeso, pois com a laguna repovoada todos ganham”, falou.

De acordo com o representante do Consórcio Intermunicipal Ambiental Lagos São João, Francisco Guimarães Neto, o Chico Pescador, o objetivo do encontro é mostrar como será a fiscalização do período de defeso e também dos esgotos clandestinos, que será realizado dentro do LAU, com a participação de todos os municípios envolvidos.

“As Guardas Ambientais dos cinco municípios foram treinadas não apenas para fiscalizar o cumprimento do defeso, mas também para verificar os lançamentos de esgoto clandestinos e a saída das Estações de Tratamento. Estaremos unidos neste grande projeto de repovoamento da Laguna” explicou Chico.

Segundo Chico, o treinamento realizado com as Guardas Ambientais na última semana mostrou às equipes, através dos mapas, os principais pontos de desembarque de pescado e a forma de atuação. A fiscalização será feita em parceria com a Polícia Ambiental Marítima (PAM).

“Além desses pontos conhecidos de desembarque, vamos fiscalizar também os pontos de venda. Já contamos com a parceria da PMA e estamos buscando apoio também junto ao Ministério da Pesca e Fiperj” explicou o pescador.

Créditos à ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem