Programa Jovem aprendiz encerra inscrições nesta quinta-feira

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, encerra amanhã (25/04), as inscrições para o Programa Jovem Aprendiz, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RJ). Inicialmente, estão sendo oferecidas 80 vagas para jovens entre 18 a 22 anos e meio de idade em três cursos profissionalizantes: carpinteiro, armador e construtor de edificações.

As inscrições acontecerão até esta quinta durante toda a manhã e tarde, na Secretaria Especial de Abastecimento, Agricultura, Trabalho e Renda, localizada à Rodovia Amaral Peixoto, km 107, atrás do Horto Escola Artesanal. Para participar, é necessário que o jovem esteja cursando até o segundo ano do Ensino Médio. A inscrição é feita mediante apresentação de originais e cópias dos documentos de identidade e CPF.

De acordo com a Coordenadora de Trabalho e Renda, o Jovem Aprendiz vai auxiliar o ingresso dos jovens no mercado de trabalho.

“ Para que o Jovem Aprendiz seja sucesso temos a necessidade de que as pessoas tenham o interesse no projeto, como já está havendo nos bairros onde passamos. O programa é importante para a qualificação dos nossos jovens e também para o ingresso no mercado de trabalho, através dos cursos do Jovem Aprendiz”, afirmou Vanusa.

A prova de seleção acontecerá no dia 27 de maio na Escola Municipal Feliciano Sodré, no Centro da cidade, no período das 9h às 11h. Os alunos deverão chegar ao local com 1h de antecedência, munidos do documento de identidade ou carteira de trabalho, além de caneta preta ou azul. A previsão de início das aulas é para o dia 02 de maio. O local onde serão ministrados os cursos ainda está sendo acertado pela Prefeitura.

Será formado um total de quatro turmas com jornadas de 4h diárias. O curso de construtor de edificações terá duas turmas de 40 alunos: uma no turno da manhã e outra à tarde. Para armador, uma turma de 20 alunos será formada no turno da manhã. Já o curso de carpinteiro acontecerá somente na parte da tarde e contará com 20 vagas. A duração de cada curso é de, aproximadamente, um ano. Depois de concluído, os alunos terão garantia de contratação pelas empresas parceiras do Projeto e terão todos os direitos trabalhistas conforme determina a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como férias, 13º salário, vale transporte, entre outros.

Na parceria, o SENAI vai oferecer os professores, pedagogos, instrutores, materiais didáticos e consumíveis, equipamentos, máquinas e todo o aparato técnico necessário. Em contrapartida, a Prefeitura vai ceder o espaço físico e toda a infraestrutura necessária para a realização das atividades. A parceria entre o Senai e a Prefeitura ainda prevê a chegada de outros cursos.

Créditos à ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem