Inauguração da UPA de São Pedro da Aldeia tem dois anos de atraso. Nova data de inauguração foi anunciada.

A Unidade de Pronto Atendimento, UPA, de São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos do Rio, tinha data de inauguração prevista para abril de 2011. Após dois anos de prazos estendidos, a unidade de saúde ainda não funciona, o prédio, já construído, está abandonado e há denúncias de depredação e furtos nos terrenos e dentro da estrutura da unidade.

Várias estruturas metálicas que compõem o prédio estão visivelmente enferrujadas. Sem manutenção, o suporte que continha a caixa d´água que abastece a UPA cedeu e a carcaça está tombada, no chão, cercado do mato alto que tomou conta de todo o terreno. O solo sob o prédio está encharcado.

Por causa do visível abandono, o prédio foi alvo de vandalismo. As portas foram arrombadas e materiais de construção foram roubados. Para tentar impedir a ação dos bandidos, uma das portas foi travada pelo lado de dentro com um pedaço de madeira.

José Carlos Gama, funcionário que fazia a vigilância da unidade, abandonou o trabalho por falta de pagamento. Ele conta que várias caixas com material que seria usado para o acabamento da UPA foi roubado. "Levaram oito caixas de argamassa. Eu guardei um saco de cimento em um outro quarto, mas agora não sei se também levaram", comentou. O vaso sanitário de um dos banheiros de visitantes foi levado.

A dona de casa Eliete Duá ficou indignada com a situação da unidade de saúde. "Cadê os médicos? Cadê o funcionamento dessa UPA que já tem dois anos? Está tudo caindo aos pedaços. Eles mexem um 'bocadinho' e param. E vai tapeando o povo", disse.

A UPA tem capacidade para atender cerca de 300 pacientes por dia. Uma alternativa para aliviar o caos no pronto socorro de São Pedro da Aldeia.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a UPA de São Pedro D'aldeia é uma unidade tipo dois e receberá investimentos de cerca de R$ 3,9 milhões em obra e equipamentos. A unidade vai contar com pediatras, médicos socorristas, laboratório para a realização de exames, salas de raios-x, gesso e outros procedimentos de emergência.

O projeto conta, também, com leitos de unidade intensiva e semi-intensiva e observação, tanto adulto quanto infantil. A inauguração da UPA de São Pedro da Aldeia depende da chegada dos equipamentos, que segundo o estado, ainda não foi entregue por causa de um atraso por parte dos fornecedores. O novo prazo pra entrega é julho de 2013.

Créditos ao G1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem