DER instala redutor eletrônico no Baixo Grande. O aparelho não será mais somente para fiscalização de furtos de automóveis


O departamento de estradas de rodagens (DER), instalou um redutor eletrônico na RJ 140, em São Pedro da Aldeia, na altura do bairro Baixo Grande. Além do serviço de fiscalização dos carros, informado pelo departamento na última semana, o radar fixo também vai multar os motoristas que passarem acima da velocidade regulamentada de 60 km/h, pela estrada que liga São Pedro a Cabo Frio. No caso da RJ-140, o equipamento é de multagem em ambos os sentidos da rodovia. Os aparelhos não estão funcionando, de acordo com o departamento do Estado do Rio de Janeiro ainda não há previsão de funcionamento. As informações cedidas pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia são de utilidade pública, já que a instalação e devida sinalização do local é de responsabilidade do órgão estadual. Os informes têm como finalidade esclarecer as dúvidas geradas pelos aparelhos, junto aos moradores e motoristas da região.

De acordo com o Superintendente de Sinalização do DER, Luciano Müller, a semelhança entre os aparelhos que geram multa e o sistema de monitoramento de veículos pode gerar dúvidas nos condutores.

“Considerando que o equipamento tem a mesma estrutura de um radar fixo, que gera multa, proporcionando aos condutores, a sensação de fiscalização eletrônica, estamos estudando uma maneira que possibilite a diferenciação entre os dois equipamentos. Por enquanto essa diferenciação se dá apenas através da sinalização. O equipamento que multa tem a placa de fiscalização eletrônica e regulamenta a velocidade. O que não multa tem apenas a placa de regulamentação de velocidade, que no caso é de 60km/h”, afirmou o Superintendente, corrigindo a informação passada na última semana, de que o aparelho não geraria qualquer multa para os motoristas.

Em relação ao aparelho que monitora os carros, os equipamentos do sistema RAP (Registrador Automático de Placas), utilizam tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caractere. Esse sistema tem por finalidade a leitura de placas veiculares, seguida de pesquisa em banco de dados, registro e comunicação ao posto do Batalhão de Polícia Rodoviária, mais próximo, de qualquer irregularidade encontrada.

Créditos à ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem