Cozinha Brasil inicia curso em São Pedro da Aldeia

Foto: Renato Proença
Teve início, na manhã dessa quinta-feira (25), o curso “Cozinha Brasil” no CRAS do bairro Balneário das Conchas. O programa é uma realização do Serviço Social da Indústria (Sesi) em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação. Ao todo, 65 aldeenses maiores de 16 anos se inscreveram para participar do projeto. O curso é gratuito e tem como objetivo ensinar a população maneiras econômicas e saudáveis de se alimentar com segurança e qualidade. As aulas acontecem até esta sexta-feira (26) nos períodos da manhã e tarde. Ao final do curso, os participantes receberão certificado de participação e um livro de receitas.

De acordo com a pedagoga e coordenadora da unidade, Damaris Martins, o curso reúne não só os usuários do CRAS do Balneário, mas também moradores de outras localidades. “Recebemos inscrições de pessoas de vários bairros e não só da área de abrangência do CRAS. Acredito que essa parceria com o Sesi está sendo um ganho para a nossa comunidade, promovendo a educação alimentar, orientando a população sobre o aproveitamento integral dos alimentos e a desperdiçar menos e também focando na higiene na hora de preparar as refeições”, disse.

O Cozinha Brasil está sendo ministrado pelo cozinheiro Reginaldo Lima e pela nutricionista, Aline Monteiro, do SESI-RJ. A nutricionista destacou o perfil participativo das turmas. “É a primeira vez que ministro o curso aqui em São Pedro da Aldeia e estou gostando muito das turmas. Todas as duas, da manhã e tarde, estão participando ativamente, tirando suas dúvidas e mostrando interesse. O curso será de grande utilidade para eles. Temos pessoas que trabalham no ramo da alimentação, como merendeiras e culinaristas, que poderão usar esses conhecimentos não só no dia-a-dia em casa, como também no trabalho”, ressaltou. Segundo Aline, por dia, cerca de três receitas econômicas e nutritivas são repassadas aos alunos. “Orientamos sobre as técnicas para o reaproveitamentos de talos e cascas de frutas e verduras, por exemplo”.

Na parceria, a Prefeitura está cedendo o espaço físico e a infraestrutura para as aulas, enquanto o Sesi disponibiliza os instrutores, equipamentos e materiais necessários. Foram formadas duas turmas, pela manhã, das 09h às 13h e à tarde, das 14h às 18h. Durante o curso, que tem carga horária de 10 horas, os alunos recebem orientações sobre como elaborar uma alimentação saudável, nutritiva e de baixo custo, aproveitando melhor os alimentos. Os profissionais do SESI também ensinam o modo de preparo de alimentos de forma inteligente e sem desperdícios, além de fornecer orientações nutricionais sobre a importância dos alimentos e suas funções no organismo.

Para a auxiliar de classe da rede Municipal de Ensino, Laliane de Oliveira, de 23 anos, o curso vai ajudar a melhorar a vida a partir do preparo de uma boa alimentação. “Para mim está sendo ótimo, estou muito feliz em poder participar deste curso. Aqui a gente aprende novas técnicas fáceis, saudáveis e baratas para usar no preparo dos alimentos. Além disso, reaproveitar os alimentos é a melhor forma de estarmos diminuindo os problemas de sustentabilidade no Brasil. Com certeza, vou levar esses conhecimentos para a casa e para o meu trabalho”, ressaltou a moradora do bairro Flexeiras.

Créditos à ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem