Campanha de vacinação contra gripe prorrogada em São Pedro da Aldeia

Foto: Pierre Sampaio
Acompanhando o calendário nacional, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de saúde, prorrogou o período de vacinação contra a gripe até o dia 10 de maio. A previsão anterior era que a campanha terminasse nesta sexta-feira (26). O horário da imunização é das 8h às 17h, devem se vacinar idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes, indígenas e profissionais de saúde. Este ano, foram incluídos no público-alvo os doentes crônicos e mulheres no período pós-parto até 45 dias. Os postos de saúde que já estão com doses da vacina disponíveis são: Porto do Carro, Baixo Grande, Vinhateiro, São João I e II, Campo Redondo I e II, Fluminense, Praia Linda, Balneário das Conchas, Porto da Aldeia e Poço Fundo. A policlínica do Centro também está vacinando as pessoas do grupo prioritário.

Mais de 4800 pessoas já foram imunizadas no município, o que corresponde cerca de 30% do grupo prioritário. Mais 2600 doses estão disponíveis para aplicação. De acordo com a coordenadoria municipal de imunização, o Governo do Estado vai enviar para o município a quarta cota de doses da vacina nos próximos dias.

Segundo a secretária de saúde, Analice Martins, a procura no município tem aumentado diariamente, dentro da expectativa estabelecida na cidade.

“Precisamos vacinar todos os idosos, crianças, índios, gestantes, as pessoas que formam o grupo prioritário. Queremos chegar a 13 mil imunizados, que é a nossa meta. É importante lembrar que as pessoas podem se vacinar nas unidades mais próximas as suas casas”

A vacinação contra a gripe impede três tipos de gripe: influenza A (H1N1) – a gripe suína; influenza A (H3N2) e influenza B. No estado do Rio de Janeiro, serão mobilizados 1.500 postos de saúde em todos os municípios. A meta é vacinar 80% dos grupos prioritários, o que representa um total de aproximadamente 2,7 milhões de pessoas. A campanha deste ano, lançada pelo Ministério da Saúde tem o slogan “Quem se lembra da vacina se protege da gripe”.

Créditos à Ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem