São Pedro da Aldeia e mais 34 cidades vivem epidemia de dengue no estado

Cerca de 35 municípios do Estado do Rio de Janeiro se encontram com quadro de epidemia de dengue segundo dados da  Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O número representa 38% dos municípios do estado. Na Baixada Litorânea, além de São Pedro da Aldeia, os municípios de  Iguaba Grande, Rio das Ostras, Armação de Búzios, Cabo Frio e Casimiro de Abreu também estão com caso de epidemia.

A região que registra o maior número de cidades com epidemia é o Noroeste Fluminense, onde quase todos os municípios estão em situação de alerta, com exceção de Varre-Sai. Durante a 10ª semana epidemiológica de 2013 (de 1º de janeiro até 9 de março) foram notificados 41.409 casos suspeitos de dengue em todo o estado do Rio de Janeiro, sem nenhum registro de óbito segundo a Secretaria do estado de Saúde, mais de 8 mil casos a mais do que mesmo período de 2012.

A melhor forma de se proteger do mosquito é evitar que ele se desenvolva, ou seja, eliminar os focos de larvas. O uso de inseticidas, por exemplo, não é uma boa forma de eliminar o Aedes aegypti adulto, já que estas substâncias estão gerando mosquitos resistentes. Além disso, o uso de inseticidas causa sérios danos à natureza. As contra indicações são as mesmo no caso de uso em larvas.

Sendo assim, a melhor maneira de combater o mosquito adulto é eliminar as águas paradas, ou seja, os criadouros do mosquito. Não havendo água parada, as fêmeas não têm um lugar adequado para que seus ovos se desenvolvam e assim, a população de mosquitos adultos vai sendo reduzida até não representar mais perigo.

São Pedro da Aldeia tem um centro de hidratação funcionando no Pronto Socorro Municipal. “A indicação é que a população procure o posto de hidratação logo nos primeiros sintomas de febre e dores no corpo”, explica Alexandre Chieppe, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES. 

Confira abaixo a lista completa dos municípios do Estado do Rio de Janeiro com situação epidêmica de dengue:

Baixada Litorânea: Iguaba Grande, Rio das Ostras, Armação de Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu e São Pedro D'Aldeia.
Centro Sul Fluminense: Paracambi, Sapucaia, Comendador Levy Gasparian e Três Rios.
Médio Paraíba: Valença, Pinheiral e Volta Redonda.
Noroeste Fluminense: Aperibé, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Miracema, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá, Porciúncula, Natividade, Bom Jesus do Itabapoana e Laje do Muriaé.
Norte Fluminense: São Fidélis
Região da Baía da Ilha Grande: Angra dos Reis
Região Metropolitana II: Rio Bonito, Itaboraí e Tanguá.
Região Serrana: Cantagalo, Macuco, São Sebastião do Alto e Cachoeiras de Macacu.

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem