São Pedro da Aldeia deve ser incluído no Programa Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

O Superintendente estadual de Igualdade Racial, Marcelo Dias, foi recebido hoje (20/03) no gabinete do prefeito Cláudio Chumbinho para tratar da inclusão do município no Programa Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Para a inclusão ser feita é necessário que exista um setor dentro do governo dedicado à questão da igualdade entre as raças. Com isso, o município terá assento nos Fóruns Estadual e Nacional e passará a receber os repasses destinados a esse trabalho.

Aparentemente o termo igualdade racial foi direcionada somente ao público afro-descendente pois não foram mencionados outras raças como índios, o povo que mais sofreu e foi exterminado em sua própria terra pelos colonizadores.

Recentemente a Prefeitura entregou a documentação de posse à comunidade quilombola do Botafogo como noticiado no Diário Aldeense e está acompanhando de perto o pedido de inclusão da comunidade de São Mateus.

A fim de conseguir a inclusão no Programa Nacional de Promoção da Igualdade Racial, o governo municipal vai nomear o Coordenador de Diversidade da Secretaria de Educação, Sérgio Rodrigues, em Coordenador de Igualdade Racial.

PLANAPIR

Aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial (PLANAPIR) foi publicado no Diário Oficial da União em 5 de junho de 2009.

 Idealizado em 2005, com base nas propostas apresentadas na I Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, o PLANAPIR indica ao Estado as metas para superar as desigualdades raciais existentes no Brasil, por meio da adoção de políticas de ações afirmativas, associadas às políticas universais.

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem