Projeto Recicla Óleo acontece nesta sexta-feira no Horto Escola Artesanal com montagem da micro-usina de reciclagem de óleo

Como parte das comemorações alusivas ao Dia Mundial da Água, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Meio Ambiente, Lagoa e Pesca e da Secretaria de Educação, realiza, nesta sexta-feira (22), o lançamento do Projeto Recicla Óleo, em parceria com a Companhia Águas Claras. O projeto prevê o recolhimento do óleo de cozinha usado por estabelecimentos comerciais, escolas municipais e residências com o objetivo de proteger o meio ambiente e promover a política municipal de reciclagem. O evento está marcado para as 9h, na sede do Horto Escola Artesanal, localizado à Rodovia Amaral Peixoto, Km 107, no Balneário São Pedro. Na ocasião, será assinado o termo de cooperação técnica e iniciada a montagem da micro-usina de reciclagem do óleo.

O projeto também prevê a realização de workshops nas escolas da rede municipal, com o intuito de divulgar, de forma sócio-educativa, os malefícios causados pelo descarte indevido deste resíduo no meio ambiente, bem como estimular ações de prevenção.

De acordo com Secretária de Meio Ambiente, Lagoa e Pesca, Adriana Saad, o objetivo principal do projeto é dar a destinação correta ao óleo doméstico, grande poluidor do solo e das águas. “Nosso objetivo é, por meio da sensibilização e da educação ambiental, incentivar o descarte correto desse resíduo. Além de provocar entupimentos e diversos problemas na drenagem do esgoto, o óleo também causa a poluição do lençol freático e, principalmente, da Lagoa de Araruama, um de nossos maiores bens. Esse projeto é mais uma ação inserida na política de gestão ambiental do município, que tem sido uma das preocupações centrais do Prefeito Cláudio Chumbinho. Contamos com o apoio de toda a população”, disse.

Segundo Adriana, a meta é recolher, por mês, 100 mil litros de óleo de cozinha usado. Todo o material coletado será encaminhado à micro-usina de transformação do óleo em biodiesel, que será instalada no Horto Escola Artesanal. Para participar, a população deverá armazenar o óleo de cozinha usado em garrafas PET e entregá-las nos postos de coleta, como escolas e estabelecimentos comerciais espalhados pela cidade. Os recipientes plásticos também poderão ser entregues na sede da Secretaria de Meio Ambiente, no Horto Escola ou no escritório da Prolagos, empresa parceira. Em contrapartida, haverá o serviço de recolhimento do óleo, que será feito pela Companhia Águas Claras. Para organizar o serviço, moradores, escolas e estabelecimentos comerciais deverão se cadastrar no projeto.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2621-3413, da Secretaria de Meio Ambiente; 2627-8537, do Horto Escola; ou pelo número 2647-5433, da empresa Águas Claras.

Créditos a ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem