Tudo pronto para a volta às aulas na próxima segunda-feira

Os doze mil alunos da Rede Municipal de São Pedro da Aldeia retornarão às salas de aula na próxima segunda-feira (18). Dos quarenta e cinco prédios escolares, vinte e seis estavam em situação crítica, ou seja, com alagamentos, faltas de lâmpadas, vazamentos, problemas hidráulicos, mesas e cadeiras danificadas, além de paredes sem pintura.

Com o objetivo de resolver o problema das escolas em pior estado, o secretário de Educação, Cultura, esporte e Lazer, Evaldo Bittencourt, determinou que fosse feita uma ação emergencial no período das férias escolares a fim de que os alunos pudessem ser bem recebidos. A secretaria de Educação já abriu licitação para a contratação da empresa que fará a restauração em 11 escolas inicialmente. Além disso, serão retomadas as obras de escolas novas que ficaram paralisadas.

Para garantir o retorno tranquilo dos alunos, a secretaria de Educação já providenciou os ônibus que farão o transporte gratuito dos estudantes. Cerca de 2.500 alunos terão à disposição doze ônibus, a partir desta segunda-feira. De acordo com o coordenador de Transporte, Flávio Evangelista dos Santos os beneficiados são estudantes das Escolas Municipais: Adalgiza da Silva Lobo, do Morro dos Milagres; Antônio Vaz da Silva, no Recanto do Sol; Paulo Roberto Marinho, em São Matheus; Antônio Vieira de Andrade, no Papicu; Capitão Costa, no Bairro da Cruz; Maria Roza Francisconi, em Três Vendas; Doutor Plínio de Assis Tavares, no Retiro; Elízio da Costa Moreira, em Pau Rachado; Elízio Ignácio Rangel, na Baleia; Francisco Paes de Carvalho Filho, no Boqueirão; Flonete Alexandrino da Silva, no Poço Fundo; José Teixeira Paulo, no Balneário das Conchas; Manoel Martins Teixeira, em Sapiatiba-Mirim; Maria da Glória dos Santos Motta, na Praia Linda; São Francisco de Assis, no Parque Arruda; Vidal de Negreiros, no Alecrim; Jardim Primavera, no bairro do mesmo nome e Barnabé Mariano de Souza, no bairro Cruz.

O planejamento da merenda escolar também está pronto: De acordo com a coordenadora de Nutrição Escolar Noêmia de Araújo Amorim, quem estuda no turno da manhã poderá tomar o desjejum e almoçar. Os alunos do segundo turno têm o almoço e o lanche da tarde garantidos e quem estuda à noite (Educação de Jovens e Adultos) pode jantar e ainda fazer um lanche antes de ir para casa.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Evaldo Bittencourt, informou que se surpreendeu ao constatar que nesses últimos quatro anos não houve expansão nas escolas da Rede Municipal. Ele explica: “No caso da Escola Municipal Rubem Arruda Câmara, no bairro Jardim Soledade, a escola perdeu oito turmas ao longo do período. Outro exemplo é a Escola Municipalizada Capitão Costa, próxima ao Pólo Rural, na Cruz. “Dos 490 alunos matriculados em 2008, encontramos apenas 176”, disse. Evaldo acrescentou, ainda, que houve redução de matrículas na maior Escola Municipal do Bairro São João; a escola Dulcinda Jotta Mendes, que em 2008 tinha 723 alunos matriculados, no ano de 2012 tinha apenas 525 alunos e, este ano, houve pouca procura de matrículas para o sexto ano do Ensino Fundamental, ainda há 42 vagas.

Créditos à Ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem