Prefeitura de São Pedro da Aldeia dá início à Plano Municipal de Saneamento Básico

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, em parceria com o Governo do Rio de Janeiro e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deu início ontem (20/02), em reunião realizada na Câmara Municipal, à preparação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Devido a compromissos no Rio de Janeiro, o prefeito Cláudio Chumbinho não pôde comparecer ao encontro.

Segundo o engenheiro sanitarista Cláudio Barreto, da empresa contratada pelo governo estadual para a elaboração do plano nas oito cidades da Região dos Lagos, o PMSB quer tratar, através de participação popular, dos quatro principais itens para o saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário; drenagem e manejo de águas pluviais e limpeza urbana e manejos dos resíduos sólidos (lixo).

“Os representantes das Associações de Moradores levaram para casa um questionário com 40 perguntas sobre esses temas, que devem ser distribuídas no bairro em, pelo menos, dez residências em ruas diferentes e, de preferência, à pessoas de classes sociais diversas. Eles tem uma semana para entregar o resultado à Secretaria de Urbanismo para começarmos a traçar o perfil de cada localidade” explicou Cláudio.

Após essa etapa, serão realizadas três audiências públicas até a conclusão do plano, o que deve acontecer até dezembro de 2013.

“A primeira audiência será para a apresentação do diagnóstico; a segunda, para os debates e verificação do andamento e a terceira para a apresentação” disse ele.

Segundo Cláudio Barreto, São Pedro da Aldeia foi o único município onde o prefeito abriu as portas do gabinete para conhecer detalhes da elaboração do plano.

“O prefeito Cláudio Chumbinho está de parabéns por ter conhecido de perto detalhes da elaboração do Plano Municipal de Saneamento para o desenvolvimento do município. Ele sabe a importância do PMSB para a cidade” afirmou.

A reunião contou com a participação de diversos representantes das Associações de Moradores, além dos secretários de Urbanismo Júlio César Berlandi, de Serviços Públicos, Volmar Madruga e do Ambiente, Adriana Saad. Participou também o vice-presidente do Legislativo, Robson Farias, o Robinho do Raio X.

A elaboração do PMSB obedece às diretrizes da Lei Nacional de Saneamento Básico, criada em 2007 e seu cumprimento será pré-requisito para o recebimento de repasses federais.

Créditos à Ascom PMSPA. Foto: Pierre Sampaio.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem