São Pedro da Aldeia sem risco de epidemia de dengue

A preocupação com a dengue, que a cada verão deixa um rastro de doentes e mortos em todo o Brasil, fez com que o prefeito Cláudio Chumbinho determinasse medidas enérgicas no combate a doença. A secretária de Saúde Analice Martins e a subsecretária, Isaura Maria Silva, convocaram toda a equipe de combate a endemias e as ações já acontecem por toda a cidade.

De acordo com Isaura Maria, no momento há sete notificações de suspeita da doença em toda a cidade, nenhuma delas confirmadas. Segundo ela, isso significa que estamos longe de uma epidemia.

“Esses casos, considerados isolados, acontecem durante todo o ano. Estamos na época de maior risco de epidemia, que é o verão, por causa das constantes chuvas e estamos conseguindo manter esse índice baixo”, afirmou.

No momento, os agentes de combate a endemias e os agentes comunitários de saúde, do Programa Saúde da Família estão realizando visitas preventivas em todas as casas, com plantão de verão nos finais de semana para atingir as residências dos veranistas.

O prefeito Cláudio Chumbinho alerta aos moradores para os cuidados contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

“A população precisa colaborar para evitar a proliferação dos mosquitos. As medidas são simples e podem ser feitas por todos. Não acumular lixo, evitar água parada em baldes, pratos com vasos de plantas, garrafas etc. Peço também que recebam com carinho nossos agentes em suas casas”, solicitou o prefeito.

Para os casos de pessoas contaminadas, a secretaria designou quatro profissionais de Saúde para realizarem um curso de especialização no Rio de Janeiro, onde todos foram atualizados com novas técnicas de tratamento. Além disso, o Pronto Socorro e as Unidades de Saúde estão sendo preparadas com novos equipamentos para o atendimento de possíveis doentes.

“O objetivo da política de combate a dengue, além da prevenção, é zerar os óbitos em caso de contaminação”, explicou Isaura Maria.

Créditos à Ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem