Mutirão de limpeza funciona, menos na Zona Leste

A Zona Leste de São Pedro da Aldeia, divisa com a cidade de Cabo Frio, parece não ter recebido  intervenção da nova administração municipal. Apesar da coleta de lixo estar sendo feita em alguns locais, terrenos estão servindo de depósito de entulho e lixo, buracos nas ruas parecem se multiplicar, garis são tão escassos quanto a atenção do poder público municipal para essa área. Hoje (14/01), a Prefeitura Municipal anunciou a visita do mutirão para as bairros Vinhateiro, Ponta do Ambrósio, Baixo Grande, Campo Redondo, São João, Jardim Primavera e Colina, alguns dos que compõem a Zona Leste.

Na beira da Laguna Araruama no bairro Baixo Grande, montes de restos de construção, galhos de árvores, sacos de lixo, garrafas pet e madeira ameaçam a saúde de moradores e do próprio ecossistema lagunar já tão castigado. No bairro Vinhateiro, o problema de descarte irregular de entulhos se repete, além de ruas esburacadas e sem nenhuma varrição, segundo moradores, há mais de um ano sem ser realizada.

Lixo se acumula em terreno no bairro Porto do Carro. Risco para saúde de moradores e do meio ambiente
O Porto do Carro, vizinho ao bairro Vinhateiro, também tem sua via principal, local que concentra o comércio do bairro, castigada pelos buracos e muita poeira derivada da falta de garis para limpar as ruas. Comerciantes reclamam da falta de atenção com o bairro e dizem que o movimento é prejudicado em função do abandono.

Carcaça de veículos às margens da  Estrada dos Passageiros entre Vinhateiro e Porto do Carro
A Estrada dos Passageiros, no trecho compreendido entre o bairro Porto do Carro e Vinhateiro, recebe tráfego intenso de ônibus, caminhões e veículos durante todo o dia, já foi denunciado várias vezes pelas crateras de mais de 5 cm de profundidade que até hoje não foram sanadas. Em dias de chuva o tráfego é quase impossível, e em dias de sol é a poeira que afeta quem precisa passar por ali, podendo desencadear alergias respiratórias, rinite, asma e bronquite asmática. Na lateral da via é possível encontrar, além de muito mato, lixo e entulho, até carcaças de veículos.

No bairro Colina, a varrição também é um grande problema. Por incompetência ou falta de conhecimento, as vias em terreno baixo foram pavimentadas primeiro do que as que ficam em terreno elevado, nos morros, portanto, quando chove, toda a areia desce e entope bueiros e cobre o asfalto. Várias ruas do bairro estão cobertas por terra e moradores pedem que a Prefeitura Municipal faça algo pelo bairro q passa por isso toda vez q chove, sem exceção.

Bueiro cheiro de terra no bairro Colina. Toda chuva é um transtorno para moradores.
O descuido com essa área do município por parte do governo municipal é tão grande que parte da Avenida Wilson Mendes foi construída pela Prefeitura de Cabo Frio invadindo território pertencente a São Pedro da Aldeia, e nesse trecho, a limpeza e cuidados são realizadas pelo governo da cidade vizinha, sendo inclusive possível visualizar o trabalho dos garis cabofrienses quase que semanalmente.

A Prefeitura precisa realizar um trabalho maior de fiscalização de postura e punição, por medidas legais como multa, dos que descumprem o descarte legal e correto de restos de materiais de construção, podas e lixo doméstico comercial ou industrial.

Entramos em contato com o Secretário de Serviços Públicos de São Pedro da Aldeia, Senhor Volmar Madruga Vaz, e com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura para obter esclarecimentos sobre a situação. Contudo, até o momento de publicação dessa reportagem, ainda não obtivemos resposta. Assim que ela for obtida, será colocada no corpo dessa notícia.

Créditos ao Diário Aldeense

2 Comentários

  1. Muita dessa sujeirada toda é culpa do antigo governo municipal que abandonou a cidade e principalmente estes bairros aí citados, mas a população aldeense "sem noção" bem que poderia colaborar. O que eu vejo de pessoas mal educadas jogando lixo pela janela do carro, em via pública, em qualquer lugar... Poxa vida, guarda na bolsa, no bolso, onde seja, e logo à frente encontra uma lixeira e joga fora.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vieram nos 5 Bairros da Região da Rua Fogo: "Jardim Morada da Aldeia, Jardim das Acácias, Bairro Rua do Fogo, Pinheiro e Santo Antônio".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem