Governo Municipal promove reunião com bancos, porém somente duas instituições compareceram

Prefeitura promoveu reunião com bancos, porém somente representantes da Caixa Econômica Federal e
do Banco do Brasil compareceram. Prefeito classificou falta dos outros como ato desrespeitoso.
foto: Raíra Morena
Devido ao alto índice de reclamações feitas no Procon pela população aldeense em relação a demora para o atendimento nos bancos, o Prefeito Cláudio Chumbinho, solicitou junto a Procuradoria Geral do Município uma reunião com os representantes das Agências Bancárias de São Pedro da Aldeia. O encontro foi realizado na Prefeitura, nessa quarta-feira, 23. Participaram representantes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, embora, tenham sido convidados o HSBC, Banco Popular, Itaú e Bradesco, os mesmos não compareceram.

A reunião teve o objetivo de apresentar as instituições financeiras todas as reclamações da população que foram relatadas pelo Procon. Além, de cobrar o cumprimento da Lei Estadual, que prevê o limite máximo de 20 minutos de permanência na fila em dias normais e até 30 minutos em véspera e pós- feriados.

O prefeito Cláudio Chumbinho agradeceu a presença dos representantes da Caixa Econômica e do Banco do Brasil, no entanto, lamentou o não comparecimento das demais instituições, o que classificou como falta de respeito. “Estamos buscando um diálogo entre Poder Executivo e as agências bancárias, pois o Procon recebeu um grande número de reclamação na demora do atendimento. Com isso, quem sofre é a população. Essa reunião foi para passar essas demandas e ouvir os representantes das instituições para ficarmos cientes se a lei está sendo cumprida ou não. O não comparecimento das demais instituições foi um ato desrespeitoso”, disse.

Segundo a representante do Procon de São Pedro da Aldeia, Gesiane Barbosa, o diálogo com as instituições financeiras visa a resolução dos problemas de maneira amigável.

“No Procon primeiramente objetivamos a defesa e resposta ao consumidor, mas queremos estabelecer a resolução dos problemas sem que seja necessário o desgaste com os bancos. O que a população mais deseja é uma solução, então é o que vamos buscar. Após as respostas fornecidas pelas instituições financeiras, algumas soluções já poderão ser passadas aos consumidores. É muito importante que haja essa transparência, também, por parte das agências bancárias” afirmou Gesiane.

De acordo com o Procurador Geral do Município, Cristiano Oliveira, o levantamento das reclamações será enviado para as instituições financeiras. A partir do envio, o Procon cobrará junto aos bancos o cumprimento da lei estadual.

“Após o pedido do prefeito Cláudio Chumbinho, solicitamos junto ao Procon o levantamento das principais reclamações da população em relação aos bancos de São Pedro da Aldeia. O levantamento apontou como maior queixa a demora no atendimento bancário. Enviaremos essa reclamação para as agências e eles vão nos responder se o serviço está sendo feito de acordo com a legislação estadual, que prevê o atendimento em até 20 minutos em dias normais e em véspera e pós- feriados até 30 minutos. Em seguida, os bancos serão fiscalizados e se o atendimento não estiver de acordo com a legislação estadual, a agência será notificada”, explicou Cristiano.

Os representantes do Banco do Brasil, Renato Campello, e da Caixa Econômica Federal, Jean Lacerda, se comprometeram em avaliar o serviço bancário. E colocaram as agências a disposição, do Procon, para visitação e mais esclarecimentos.

Créditos à Ascom PMSPA

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