Balneário vira uma piscina pública em dias de chuva.

Ruas do bairro enchem demais e invadem residências. Prefeitura ainda não deu solução para o caso.
O bairro Balneário São Pedro, Zona Oeste de São Pedro da Aldeia, vira uma verdadeira piscina pública em dias de chuva. Ruas sem pavimentação e drenagem acumulam água em demasia e moradores convivem com a situação há mais de 7 anos. Nas chuvas dessa semana que assolaram a Região não foi diferente, a Rua Guilhermino Ferreira da Silva é uma das que mais sofrem com a situação pois ela recebe o volume de outras três ruas - A, Rua da Esperança e Avenida Tropical - fazendo o tráfego de pedestres e automóveis ficassem impossibilitados. A calamidade não se resume a isso, pois as casas sofrem o retorno da aguá pelos ralos, o que gera risco de contaminações por doenças.

Na casa da moradora Bruna Sturião, residente no bairro a aproximadamente 4 anos, a água contaminou a cisterna da casa e todo o quintal alagou. Ela reclama que paga um IPTU caro, segundo ela de aproximadamente 800 reais, mas que não vê retorno em investimentos no local, além do descaso da Prefeitura em não responder aos seus contatos por e-mail. No dia posterior a chuva (18/01), ela afirma ter ficado impossibilitada de ir trabalhar devido as condições da via. A moradora telefonou para a Secretaria de Serviços Públicos para tentar solucionar a situação e segundo ela, ninguém apareceu.

Uma das soluções que a Prefeitura deu para o problema num passado recente, foi a abertura de uma vala dentro de um imóvel particular o qual escoava as águas pluviais, mas há aproximadamente dois anos o proprietário fechou a vala para construir e nada mais foi feito.

Moradores, a fim de tentar achar uma solução para o problema, protocolaram um ofício na prefeitura sob o nº 1417/03. Também há um processo montado com textos e fotos em uma ação coletiva no Ministério Público da União (MPU). A primeira audiência audiência já ocorreu em 2012.

A Diretoria da Associação de Moradores do Balneário São Pedro (AMORBASP) informou que ao tomar ciência da situação por nossa reportagem disse que também cobrará da Secretaria de Serviços Públicos ações em relação ao andamento das providencias prometidas.

Hoje (20/01), o secretário de Serviços Públicos, Volmar Madruga, disse que estão verificando os bairros para levantar os problemas e resolvê-los o quanto antes. Ele ressaltou, em resposta ao Diário Aldeense, que dos vinte dias de Governo já foram feitos nove dias com atendimento de nossas equipes, inclusive na Praia da Tereza. Contudo não foi apresentado nenhum plano de solução para o problema apresentado.

Se você sabe de algo irregular acontecendo por nossa cidade, entre em contato conosco por diarioaldeense@live.com e compartilhe com toda a cidade a informação pois a união se faz com ações conjuntas e não isoladas.

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem