30º Fest Verão começou nesta segunda-feira (21/01) com categorias de base

Categorias de base deram início ao 30º Fest Verão em São Pedro da Aldeia
foto: Renato Proença
O 30º Fest Verão começou oficialmente ontem (21/01), assim como divulgado com exclusividade pelo Diário Aldeense. As categorias sub12, sub14 e sub 16 entraram em quadra para a abertura do evento e também para as primeiras partidas do torneio. A cerimônia contou com a presença do Prefeito Cláudio Chumbinho, o vice-prefeito Iédio Rosa, além do Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Evaldo Bittencourt, o Secretário adjunto de Esportes, Rafael Carvalho Mendes, o Secretário de Governo, Edmilson Bittencourt e o Secretário de Turismo Sergio Mello.
foto: renato Proença

Após a abertura oficial, a bola rolou para as três primeiras partidas do Fest Verão 2013. No primeiro jogo da noite, o Folinhas goleou o Praia Linda por 12 a 1, na categoria sub12. Já pelo sub14, o Folhinhas foi derrotado pelo Baleense pelo placar de 6 a 2. E na última partida da noite o Vovô Lima venceu o Poço Fundo por 6 a 4.

Fest Verão - História e importância

Tudo começou há mais de quarenta anos. Em 1969, o prefeito aldeense de então, Waldir Lobo, resolveu urbanizar a entrada da cidade. Sem muitos critérios, demarcou na praia um local para que os desportistas pudessem usar o espaço para o futebol. Ali nasceu a Praça de Esportes Hermógenes Freire da Costa, no dia 16 de maio daquele ano.

No verão seguinte, em 21 de dezembro de 1969, a história do esporte de areia teve seu marco, primeiro passo na cidade. O torneio início dos Jogos de Verão de São Pedro da Aldeia aconteceu, com a participação das equipes Laranja; o Galo, do bairro da Estação; o 16 de Maio, do Centro; o Bandeirantes, da Praia da Baleia; o Corcovado, formado por funcionários de uma grande empresa de supermercados; o Desportivo Predial, também constituído por funcionários do Banco Predial; o Carapicu; e o Nova Esperança, do Mossoró.

A competição se estendeu até o próximo ano, terminando dias antes do Carnaval de 1970, no mês de março. Galo e Laranja entraram em quadra para decidir quem seria o primeiro campeão das areias. O Laranja acabou se sagrando campeão, vencendo por 1 a 0, com gol de Carlos Henrique. Era a primeira equipe campeã dos Jogos de Verão de São Pedro da Aldeia.

Mas a competição foi interrompida. A edição de 71 não ocorreu, o evento retornou apenas no ano seguinte. Com trocas de governo, os jogos voltaram à ativa em 1985, com iniciativa de Fernando Freire, na época uma pessoa relacionada ao esporte local, que encaminhou a ideia ao então prefeito Dácio Leão que sacramentou o retorno das atividades esportivas.

Apenas em 1994, o prefeito Rodolfo Pedrosa criou o nome que ficou conhecido até os dias de hoje. Com a junção de shows, futevôlei, beach soccer e outras modalidades o torneio início passou a ser o Fest Verão de São Pedro da Aldeia. A partir de 1997, sob o governo de Carlindo Filho, as equipes passaram a receber subvenção da prefeitura, para que pudessem investir na construção de seus times.

Nos anos 2000 as regras foram mudadas. Já em 2005, após grande luta do secretário de Esporte e Lazer, Francisco Cantarelli, se tornou oficial a forma de disputa do beach soccer, com cinco jogadores para cada lado. Para Francisco Cantarelli, ex- jogador do Laranja e ex-secretário de Esportes, a tradição do Fest Verão não é encontrada em outros locais. Tem a cara da cidade que já foi uma aldeia.

Já em 2012, o Fest Verão recebeu pela primeira vez jogadores internacionais. Os portugueses Alan e Madjer, considerado o maior jogador de beach soccer de todos os tempos, e o uruguaio Pampero, eleito o melhor jogador do último Mundalito, pelo Vasco da Gama, foram contratados pelo Vovô Lima.

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem