São Pedro da Aldeia marca presença na 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul.

7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul termina neste domingo (02/12)

A 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos da América do Sul, que acontece em 26 capitais estaduais do Brasil,  se encerra neste domingo (02/12). São Pedro da Aldeia passará nas telonas da mostra internacional com o filme "O Fio da Memória" na cidade de Cuiabá, capital do estado de Mato-Grosso. Na cidade, o total serão 37 filmes exibidos gratuitamente, incluindo vários títulos inéditos no país.

O precioso documentário "O Fio da Memória" (115 min), um  trabalho de Eduardo Coutinho, um dos mais importantes documentaristas brasileiros, será exibido às 16 horas. O tema é envolto na identidade cultural dos negros, o preconceito que eles sofrem, e como eles povoam o imaginário popular. O foco fica no trabalho de Gabriel Joaquim dos Santos, um trabalhador de uma mina de sal, semi-analfabeto e um artista negro. Edificou em São pedro da Aldeia a Casa da Flor, uma casa de arte feita com objetos encontrados no lixo. A classificação é livre para todas as idades.

Casa da Flor
Construída entre 1912 e 1985 pelo ex-escravo Gabriel Joaquim dos Santos, a Casa da Flor nasceu de um sonho do artista. Passou a ser acrescida aos poucos de objetos encontrados no lixo, cacos de cerâmica, de louça, de vidro, de ladrilhos e de outros objetos considerados imprestáveis para o uso: lâmpadas queimadas, conchas, pedrinhas, correntes, tampas de metal, manilhas, faróis de automóveis… Aos poucos foram formadas flores, folhas, mosaicos, cachos de uvas, colunas e esculturas fantásticas, fixados dentro e fora da casa.

Já recebeu prêmios como o Prêmio Estácio de Sá/ Preservação do Patrimônio Público pelo Conselho Estadual de Cultura/ RJ em 2000 e o Prêmio Culturas Populares da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural/ Ministério da Cultura no ano de 2007.

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem