Prefeitura de São pedro da Aldeia acha saída irresponsável para lixão clandestino

A situação do local é de abandono, descaso, resultado de cerca de 6 anos de negligência. A população e, segundo catadores e o próprio Coordenador de Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal ajudaram a criar um lixão clandestino bem próximo ao Horto-Escola, casas e ironicamente perto da Secretaria de Meio Ambiente da cidade. O espaço fica dentro da APA de Sapiatiba (Área de Preservação Ambiental de Sapiatiba).

Depois da denúncia, ao invés de limpar o local e levar o lixo para um destino adequado, a Prefeitura resolveu aterrar com material removido de um monte ao lado, uma saída encontrada de forma irresponsável com a saúde do Meio Ambiente.

O descarte correto do material se removido é complicado e custoso pois o Aterro Sanitário de São Pedro da Aldeia não está preparado para receber lixo eletrônico, nem restos de construção e a Região dos Lagos não têm um lugar próprio para descarte desse material.

A solução dada ao problema pelo governo municipal pode gerar ainda mais danos, visto que a decomposição dos materiais pode contaminar o lençol freático, e pela proximidade com a Laguna Araruama, ela também poderá sofrer com a medida tomada. Também foi bloqueada a entrada para o local com um buraco na via de acesso.

O Coordenador Municipal de Meio Ambiente, Luciano Silva Pinto, admitiu que não é a melhor forma de sanar o problema. Justificou o aterro pelo lixo ser de base orgânica, contudo também existem vidros, móveis, carcaças de eletrodomésticos, restos de construção, plástico e afins.Também informou que a intenção é de reflorestar o espaço.

Créditos ao Diário Aldeense.
Com informações do G1.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem