Atlas Histórico e Geográfico Escolar de São Pedro da Aldeia é tema de palestra na Universidade Veiga de Almeida

Estudantes dos cursos de Pedagogia e História da Universidade Veiga de Almeida (UVA) participaram de palestra sobre todo o processo de elaboração do I Atlas Escolar Histórico e Geográfico de São Pedro da Aldeia, voltado principalmente para os alunos aldeenses, mas que também será bastante proveitoso para estudiosos e pesquisadores da Região.

Foto: Anneliese Lobo
O palestrante foi o professor da UVA, Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira, que é Mestre em História Social pela UFRJ e coordenador da pesquisa História da Aldeia de São Pedro. O pesquisador, juntamente com a professora Maria Catarina da Silva Azevedo, bacharel e licenciada em Geografia pela UFF, foi quem desenvolveu a nova ferramenta pedagógica. A criação do Atlas foi uma realização da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, para atender a pedidos dos profissinais de Ensino.

Durante a palestra os estudantes puderam tirar dúvidas e ficaram por dentro de muitas curiosidades não só sobre a Aldeia de São Pedro, como ainda sobre todo o trabalho de pesquisa que envolve um projeto desafiador como a criação do I Atlas da Região Costa do Sol. “O material é pioneiro não só na Região, como ainda no Estado do Rio de Janeiro. Afinal, foi o único a utilizar os dados do Censo de 2010 – o mais recente até o momento”, explica o professor Luiz Guilherme.

Ele conta ainda que o atlas tem como objetivo principal aproximar o estudante ao ambiente e à história do local onde vive, para que assim consiga enxergar seu universo como pertencente e constituinte da história e geografia nacional. “Existia uma série de reivindicações, de professores da rede, quanto à elaboração de materiaisespecíficos sobre São Pedro da Aldeia”, explicou o professor Luiz Guilherme em relação à proposta de criação do Atlas. “É mais fácil e mais agradável para o aluno partir daquilo que é próximo para questões mais amplas. É muito mais concreto compreender primeiro o porquê a rua em que mora não tem saneamento básico, para daí então imaginar as razões do Aquecimento Global. Se compreender que o voto dele influenciará no mundo em que vive e no futuro da sociedade em que está inserido, certamente será mais fácil depois partir para questões mais complexas”, conclui.

Foto: Anneliese Lobo
Para a estudante do Curso de Pedagogia, Salindeia dos Santos Lima, o material foi motivo de orgulho. “Estou muito satisfeita com o resultado do trabalho; primeiramente por ser aldeense e ver a valorização de minha cidade em um material riquíssimo como esse, e, depois, como professora. A ferramenta é maravilhosa e as dicas de como abordar as questões apresentadas no Atlas em sala de aula nos abriu um leque vasto de possibilidades. Estou empolgada!”, garante. Ao final da palestra o professor Luiz Guilherme sorteou cinco Atlas entre os estudantes.

E não só a pesquisa surpreende como também o próprio material utilizado na confecção. Produzido com papel de alta qualidade, capa laminada e impresso em policromia, o Atlas tem diversas fotos da cidade, inclusive antigas. Ele está dividido em quatro unidades, além de anexo e possui uma unidade específica sobrea Educação em São Pedro da Aldeia. Além disso, é possível encontrar ainda relação dos prefeitos, histórico completo das escolas e muitas fotografias de pontos turísticos do município. Uma verdadeira obra prima que irá contribuir imensamente para a Educação e Cultura de toda a Região. O material foi distribuído nas escolas da cidade, biblioteca e estará disponível em PDF para dowload no site da Prefeitura.

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem