Novo prefeito terá grandes problemas para solucionar em São Pedro da Aldeia.

O novo prefeito eleito de São Pedro da Aldeia terá que encarar uma cidade pobre não só economicamente como em forma infra-estrutural e social. A cidade vive um apagão governamental nunca antes visto pelos cidadãos aldeenses, literalmente, pois até há pouco tempo falamos sobre a dívida de 400 mil reais com a concessionária que fornece energia para órgãos públicos da cidade. A negligência foi tamanha que até o maior teatro da Região dos Lagos, o Teatro Municipal Átila Costa, ficou às escuras.

São Pedro da Aldeia obteve um crescimento populacional de mais de 20 mil habitantes entre 2000 e 2010 e isso exige um volume de preocupação e investimento por parte dos governantes que se adeque às necessidades da cidade. Somente na Zona Leste da cidade, zona mais populosa (44% da população total) e onde ficam os bairros Vinhateiro, Baixo Grande, Ponta do Ambrósio, São João, Alecrim e outros, moram mais de 38 mil pessoas que vivem à deriva de total falta de infra-estrutura urbana. Quase todas as ruas estão estão esburacadas, montes de areia se formam devido à inexistência de trabalho de garis, calçadas em ruínas, fatores que colocam a vida dos moradores em risco e abaixa a estima do cidadão contribuinte, sem contar com os valões no Vinhateiro que despejam esgoto in natura na Laguna Araruama.

O Pronto Socorro Municipal já teve denúncias de falta de medicamentos, limpeza precária, descaso com as pessoas que necessitam do atendimento, estas que pagam e financiam o funcionamento do centro de saúde com seus pesados e alto impostos, que ficam em filas enormes e muitas das vezes não conseguem ser atendidos. A UPA da cidade já virou novela e motivo de piada pelos habitantes que esperam sua inauguração desde o ano passado.

A área da educação municipal é que conseguimos ressaltar algumas boas iniciativas como o Literarte, o Jespa e o indispensável e atrasado lançamento do 1º Atlas Histórico e Geográfico de São Pedro da Aldeia. Entretanto, famílias de baixíssima renda que precisam de alimentação para seus filhos nas escolas e professores que precisam de material para lecionar reclamam da situação. Escolas da cidade já não dão mais conta do rápido crescimento do município e estão superlotadas.

Cláudio Chumbinho, novo prefeito da cidade que assumirá o governo à partir do início de 2013, tem que ter em sua meta uma total remodelação e recuperação de São Pedro da Aldeia. Para ter uma cidade grande e em desenvolvimento, a abertura de largas avenidas duplicadas é indispensável. Avenidas proporcionam que o transito da cidade flua de maneira muito melhor, logo, em suas laterais, grandes lojas, empresas e fábricas conseguem se instalar por causa de infra-estrutura melhor. Essas novas vias têm que conectar todos os pontos da cidade e passar pelo seu interior para gerar desenvolvimento onde não há. A recuperação de todas as vias atuais deve ser tratado com urgência devido à total calamidade em que se encontram.

O turismo, que hoje corresponde a principal atividade econômica da cidade, deve receber fortes investimentos. Turista vai para uma cidade que seja bonita, limpa, tranquila e que tenha atrativos, sejam eles naturais, culturais ou sociais. São Pedro da Aldeia tem poder e capacidade para ter atrativos naturais, - como nossas praias banhadas pela maior laguna hipersalina costeira do planeta e a Serra de Sapiatiba que faz parte do Parque Estadual da Csta do Sol - atrativos culturais, - como a Igreja Matriz de São Pedro da Aldeia que foi uma das únicas que foram erguidas na época da União Ibérica nas Américas-  e sociais, -como festas populares, conferências e congressos - basta ter planejamento e dedicação dos governantes para investir em cuidado, manutenção e limpeza adequada dos lugares que inclua um forte calendário de eventos e divulgação massiva pelo país, receita essa seguida pela cidade vizinha de Cabo Frio há anos atrás.

A segurança é outro ponto de extrema importância. Denunciamos que São Pedro da Aldeia foi a cidade com mais casos de abusos sexuais da Região dos Lagos este ano. Com a pacificação de favelas na capital do estado, muitos criminosos estão fugindo e se alojando em nossa região, e ocupando cidades como São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. O governo municipal de São Pedro da Aldeia precisa elaborar um plano de segurança eficaz para evitar e prevenir ocorrências e o aumento de criminalidade na cidade, assim como o tráfico de drogas.

Chumbinho é marinheiro de primeira viagem no cargo de prefeito da cidade, mas seu vice, Iédio Rosa, já teve experiência durante os anos 1989 até 1992 em que foi prefeito de São Pedro da Aldeia. Ambos precisam usar de suas virtudes para remodelar e recuperar uma economia que não dá bons sinais de vida e sabemos que todos as conquistas sociais dos cidadãos dependem da arrecadação e correta aplicação dos recursos da cidade. Eles terão o período de 4 anos para mostrar ao povo aldeense que são capazes e competentes o bastante para recuperar o brilho da segunda cidade mais antiga de toda a Região dos Lagos. Este artigo não é suficiente para o Diário Aldeense apontar todos os problemas e possíveis soluções para o município, mas de forma concisa e breve, nós abordamos os principais temas da cidade a fim de esclarecer nossos leitores sobre os principais e atuis problemas da cidade.

Créditos ao Diário Aldeense

1 Comentários

  1. É o que Nós Aldeenses(nascidos e de coração) desejamos ao futuro Prefeito Chumbinho.

    Bom 01/01/2013

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem