Profissionais de Saúde de São Pedro da Aldeia participam de curso de capacitação para controle da hanseníase

Hoje (28/09), seis profissionais de saúde da equipe da Atenção Básica de São Pedro da Aldeia receberam Curso de Ações de Controle em Hanseníase, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde. O evento aconteceu na Sede Recreativa São Pedro Esporte Clube, situada à Rua 26 de março, s/n, no Centro, das 9h às 17h.

O curso teve ênfase especial em médicos e enfermeiros do Programa de Saúde da Família (PSF). A Coordenadora Municipal do Programa de Hanseníase, Cátia Moura, ressaltou a importância da participação do município. “Além de possibilitar a qualificação dos nossos profissionais de saúde, a capacitação é imprescindível no processo de aceleração para a eliminação da hanseníase em nosso Estado. Nosso objetivo tem sido, cada vez mais, ampliar e fortalecer os esforços no combate à hanseníase como problema de saúde pública”, destacou.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Controle da Hanseníase (PNCH). O Programa estabeleceu diretrizes operacionais para a execução de diferentes ações, articuladas e integradas, que pudessem em todas as frentes de trabalho propiciar às pessoas que adoecem sejam atendidas nas suas necessidades e direitos.

A hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz, podendo causar manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas. Entre os sintomas estão a sensação de formigamento, dormência e diminuição da sensibilidade. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo e varia de dois a cinco anos. É importante que, ao perceber algum sinal, a pessoa com suspeita de hanseníase não se automedique e procure imediatamente um serviço de saúde mais próximo.

Créditos à PMSPA

Como anda a atenção da Secretaria de Saúde em relação à doença em São Pedro da Aldeia? Deixe seu comentário logo abaixo.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem