2º Literarte começou com noite festiva em São Pedro da Aldeia

A 2ª edição da Feira de Literatura e Arte de São Pedro da Aldeia, que acontece na Praia do Centro e vai até domingo (09/09), teve início ontem à noite com a presença da Secretária Municipal de Educação, Alanna Frare.  Ela falou sobre o intuito da Prefeitura em aumentar a oferta cultural para a população. “Não medimos esforços para estimular no cidadão o amplo interesse pelas várias manifestações culturais. E, antes de tudo, procuramos proporcionar esse momento de forma democrática. Para tal, escolhemos promover o evento na rua e aberto a todos”, disse a Secretária.

Na abertura, alunos da Escola Municipalizada Paulo Roberto Marinho se apresentaram com uma banda de cultura africana, contudo homenagearam o centenário de Luiz Gonzaga com clássicos como "Asa Branca" e "O xote das meninas". “Nossas roupas, as músicas que tocamos, o estudo específico que fazemos, tudo contempla essa cultura. É um trabalho que começa em sala e se expande para os ensaios”, disse a mentora do grupo e professora Tatiana Braga.

Gabriel Barbé. Foto: Anneliese Lobo
Após os alunos, Hélio Júnior subiu ao palco para relembrar cantigas antigas e, para muitos, esquecidas. O músico ressaltou em sua apresentação uma pesquisa realizada com cerca de 400 crianças pelo próprio na Região dos Lagos que indicou apenas 10% delas conheciam as cantigas de roda, ou seja, é uma tradição cultural que está se perdendo no tempo devido à falta de disseminação por parte dos mais velhos.

Em seguida, o aldeense Gabriel Barbé da Costa de apenas 16 anos, o único da Região selecionado para a Academia Juvenil da Petrobrás, também se apresentou. Ele, que toca violino, agora faz parte do grupo de estudantes patrocinados pela empresa para estudarem música e, futuramente, representantes da Academia em eventos pelo país. “Estou muito feliz e pretendo seguir a carreira, ainda mais agora com essa ajuda da Petrobrás”, conta o jovem.

O evento é com entrada franca e o público pode visitá-lo das 9h às 20h. Haverá contação de histórias, teatros de bonecos, shows musicais para a criançada e também para os adultos, além de diversas atrações culturais com alunos de várias escolas aldeenses além de diversas palestras conforme consta na programação. O público estimado pela Prefeitura é de 4 mil pessoas durante todos os dias do evento. O Literarte é um evento capaz de atrair e incentivar o público à cultura, ponto positivo numa cidade que há pouco tempo, aproximadamente 12 anos, não tinha biblioteca, teatro e ainda não tem nenhuma sala de cinema.

Confira a programação completa abaixo:

Clique na imagem para ampliar
Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem