São Pedro da Aldeia será trajeto do Tour do Rio

Dez equipes brasileiras e nove estrangeiras disputarão o Tour do Rio do dia 29 deste mês até o dia 2 de setembro. Com cinco etapas, a mais renomada prova de ciclismo da América Latina passará por diversas regiões do Estado, tendo como pano de fundo praias, montanhas, a Baía de Guanabara e o Parque Nacional da Tijuca.

A largada ocorrerá na Barra da Tijuca, no dia 29 de agosto, e os atletas pedalarão por Itaguaí e Mangaratiba até chegar a Angra dos Reis, destino final da primeira etapa. Com a ajuda de um comboio, os ciclistas irão para Volta Redonda, de onde partem, no dia 30 de agosto, para o início da segunda etapa. Esta perna do Tour percorrerá, além da "Cidade do Aço", Valença, Levy Gaspaian e Três Rios, num trajeto de belas montanhas e muita história pelo Vale do Café.

Na terceira etapa, no dia 31 de agosto, será a vez de os escaladores mostrarem sua força. O roteiro Três Rios-Itaipava-Petrópolis-Teresópolis será o mais íngreme de toda a competição, com destaque para a subida de 1.500 metros, em Itaipava. Para abrir o mês de setembro, o Tour realiza sua quarta etapa, que passará por Teresópolis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Casemiro de Abreu e Rio das Ostras. Esta contará com subidas e descidas que proporcionarão uma variação de altitude de mais de 6.000 metros, sendo que, na descida da serra, antes de chegar a Rio das Ostras, os ciclistas atingirão a maior velocidade de toda a prova.

Na quinta e última etapa, a ser disputada no dia 2 de setembro, o sobe-e-desce dá lugar a um terreno plano que favorece os sprintistas. A trajetória se inicia em Rio das Ostras, passa por São Pedro da Aldeia, Rio Bonito e Niterói. Após atravessar a Ponte Rio-Niterói, retorna à Cidade Maravilhosa, mais precisamente à Quinta da Boa Vista, ponto final dos 806km do Tour.

- Diferente de outras competições nacionais, o Tour do Rio tem um percurso bem montanhoso, o que o torna uma prova duríssima. As terceira e quarta etapas, mais montanhosas, serão as decisivas. Acredito que aquele que iniciar à última etapa, a ser disputada em um terreno plano, na liderança, será o campeão - afirmou Wolney de Morais, treinador da equipe carioca FW Engenharia/Três Rios/Amazonas Bike, que venceu o Desafio Tour do Rio.

Na emocionante edição de 2011, os colombianos da equipe EPM Une não deram chance para os adversários e conquistaram os títulos de equipe e geral, com Juan Soares.

Créditos ao Ahe!

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem