Mesa-Redonda comemorativa dos 100 anos da Casa da Flor acontece amanhã

Acontecerá no auditório do Iphan-RJ no centro do Rio de Janeiro à partir das 15 horas de amanhã (30/08), a Mesa-Redonda comemorativa pelos 100 anos de um dos maiores patrimônios históricos da Região dos Lagos, a Casa da Flor. O evento foi programado pela II Semana Fluminense do Patrimônio e ocorrerá palestras com Amélia Zaluar, pesquisadora do Instituto Casa da Flor, Geraldo Ferreira, Presidente do Instituo Casa da Flor, Carlos Lessa, economista, Ivo Barreto, Arquiteto e chefe do Iphan na Região dos Lagos, e Raimundo Rodriguez, Artista plástico e restaurador. Além da comemoraçã do centenário do monumento, também será celebrada o aniversário de 25 anos de criação do Instituto Cultural Casa da Flor.

Local da Mesa-Redonda: Avenida Rio Branco, 46 - 3º andar - sala 302, Centro - Rio de Janeiro/RJ

Casa da Flor e Instituto Cultural Casa da Flor
A casa foi construída a partir de 1912, em São Pedro da Aldeia, RJ, por um homem pobre, negro, trabalhador das salinas da região, e que nunca frequentou uma escola. Entre 1923 e 1985, quando faleceu, Gabriel Joaquim dos Santos foi embelezando seu lar com materiais recolhidos no lixo doméstico e no refugo das obras civis do local, guiado por sonhos e uma fértil imaginação.

Com o objetivo de preservar e divulgar a casa e o trabalho de Seu Gabriel, um grupo de admiradores criou, em 1987, a Sociedade de Amigos da Casa da Flor, hoje Instituto Cultural Casa da Flor, uma entidade civil sem fins lucrativos.

Saiba mais no site do Instituto: http://www.casadaflor.org.br/index.htm

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem