Professores aldeenses participam do Congresso Conhecer 2012, em Aracruz / ES

A Caravana Pedagógica de São Pedro da Aldeia, rumo ao Congresso Conhecer ES 2012, foi um verdadeiro sucesso! Durante os três dias de evento os professores participaram de diversas palestras, oficinas pedagógicas, atrações culturais, Feira de Educação e muito mais. A Caravana foi composta por aproximadamente 50 educadores da Secretaria Municipal de Educação – todos selecionados por meio de sorteio realizado na presença de vários diretores escolares e professores da rede.



Anneliese Lobo

O evento aconteceu no SESC de Praia Formosa, em Aracruz (ES). O Conhecer teve a participação dos maiores pensadores da educação brasileira que abordaram temas como inclusão, o lúdico na sala de aula, arte e terapia, mídia e tecnologia, jogos e brincadeiras, leitura e escrita, afetividade, entre vários outros. Nomes famosos fizeram parte da programação, como o educador Mário Sérgio Cortella (SP), o psiquiatra e escritor Augusto Cury (SP) e o humorista Nelson Freitas (RJ). Para relaxar, um show da Banda Máxima e ainda do grupo Roupa Nova.


Anneliese Lobo

Os professores congressistas elogiaram bastante a organização e seleção da Caravana aldeense. A diretora adjunta da E. M. Prof.ª Dulcinda Jotta Mendes, professora Regina Furtado, conta que já trabalha há 26 anos na rede e essa foi a primeira vez que presenciou investimentos em formação desse nível. “A iniciativa da Prefeitura em investir em formação continuada de alto nível, como é o Congresso Conhecer, promovendo essa interação com outros municípios e estados, com outros profissionais e áreas, enriquece muito o nosso trabalho em sala de aula. A atual gestão está de parabéns!”, finaliza.


Anneliese Lobo

Neste ano, o Subsecretário de Educação de São Pedro da Aldeia, o professor Gelson Luiz de Oliveira, também esteve entre os palestrantes do Congresso, com a oficina Artes e terapias – possibilidades na sala de aula, que foi uma das mais frequentadas, com um público de aproximadamente 300 educadores divididos em dois horários. Para a professora Marilúzia, de Jerônimo Monteiro (ES), a dinâmica da “História coletiva” será muito bem aproveitada em sala de aula. “Ficou bastante divertida… Meus alunos irão gostar!”, garante.


Anneliese Lobo

Minha proposta foi convidar o professor para um mergulho reflexivo nas suas ações pedagógicas, possibilitando novos paradigmas, novos olhares, novos rumos… Tudo isso ao som de muita música e um clima animado, como deve ser a nossa prática pedagógica”, explica o professor Gelson Luiz, que já recebeu convites para levar sua oficina a uma escola da rede particular de Vitória (ES). “Fico muito feliz em perceber que pude contribuir com o enriquecimento dos meus colegas educadores. Meu objetivo é ajudar a construir uma Educação de qualidade no nosso país”, conta orgulhoso.


Anneliese Lobo

Já a professora das Escolas Municipais Vinhateiro e Lucinda Franciscone Medeiros, Marilza Pereira Coelho, garante ter voltado abastecida de muita cultura e livros. “Aproveitei para comprar livros de temas específicos na área pedagógica. Dentre os livros, comprei um do Augusto Cury que já estava interessada em adquirir. A palestra dele foi excelente”, conta animada. Ela diz ainda que algumas palestras serviram para reafirmar o trabalho que ela já desenvolve em sala de aula. “É muito bom constatar que o nosso trabalho está na linha correta. Na palestra sobre a relação professor X aluno, nós debatemos sobre afetividade, sobre a necessidade da nossa atuação pedagógica de forma mais humanizada. E é exatamente isso que pratico em sala: eu ofereço um olhar de afeto aos mus alunos e sempre chego com um sorriso e um “bom dia!” caloroso. Sei que a teoria é fundamental para o sucesso de nossas aulas, mas essa troca afetiva é importantíssima e também faz a diferença”, revela a professora.


Anneliese Lobo

A professora Lúcia Helena, também da E. M. Vinhateiro, completa a fala da colega dizendo que é preciso que o professor saia da zona de conforto e busque essa inovação nas aulas. “O professor precisa levar a Educação a sério e buscar qualificação até para acompanhar as novas tecnologias. Para atrair a atenção de nossos alunos não podemos ficar pra trás”, atenta a professora Lúcia Helena enquanto revela poder voltar ao Congresso Conhecer 2012. “Tomara que esse investimento na formação continuada de alta qualidade do professor continue”.

Anneliese Lobo
A Secretária de Educação, professora Alanna Frare, depois de ouvir muitos elogios, ficou bastante satisfeita com o resultado final. “Nossa intenção é investir na qualidade da educação em São Pedro da Aldeia e tenho certeza de que nós conseguimos atingir esse objetivo.  Todos participaram com muito interesse e motivação e agora os professores vão compartilhar as novidades”, conta a Secretária que aproveita para anunciar que vem muito mais por aí: “O nosso investimento na qualificação do professor continua. Estamos oferecendo o curso Técnicas de leitura e escrita no Sitema Braille para os nossos professores poderem trabalhar com os alunos cegos de forma segura e ainda vamos promover mais uma Jornada Pedagógica. Aguadem e participem!”, convida a Secretária.

Anneliese Lobo

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem