Baixo Grande, um bairro de glórias no passado

Baixo Grande, outrora era uma grande zona de lazer e de movimentação, não só da economia aldeense, mas também de toda a Região dos Lagos com suas festas que lotavam e atraiam pessoas de todo o município e cidades vizinhas. A praça era enxuta, proporcionava distração e lazer para as famílias e ainda existia faixa de areia na praia do bairro, cuja extensão sumiu junto com a preocupação e os cuidados dos governantes que assumiram o poder.

Nos dias de hoje, o Baixo Grande é o fiel retrato do total descaso e abandono que São Pedro da Aldeia vem sofrendo e resistindo. Olhar o passado da cidade juntamente com o do bairro é ter muita vergonha e tristeza de vê-los, grandes ícones, serem degradados e abandonados sem ter o mínimo de respeito pelo que representam. É possível que seja por falta de conhecimento da história municipal ou que seja por proveito próprio, governando não por amor e sim por dinheiro, mas preferimos acreditar que seja a primeira opção pois nem o básico que é limpeza urbana é realizada. A população precisa entender que é ela que paga o salário dos governantes através de seus enormes impostos e que, portanto, somos os patrões deles e eles nos devem obediência e satisfação pois da mesma forma que os colocamos em seus cargos temos o poder de tirá-los.

Ruas mal iluminadas, sujas e com grandes buracos que facilitam assaltos devido aos veículos terem de trafegar mais devagar e escuro, cenário perfeito para ação da bandidagem, falta de limpeza urbana com galhos e entulhos espalhados pelas vias, a vegetação começa a tomar conta de praças e calçadas obstruindo o lazer e a locomoção dos moradores. Saúde não é somente investir em hospitais e remédios, mas em saneamento e limpeza urbana pois prevenindo que se vai desafogar os hospitais e postos de saúde que, segundo a população, está com um atendimento péssimo e em precárias condições. Há lançamento de esgoto na Laguna Araruama nos bairros Vinhateiro e Ponta do Ambrósio, como já denunciamos aqui no Diário Aldeense, que coloca em risco a pesca, saúde dos moradores e o turismo que é força motriz da economia municipal e regional.

A Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia anunciou no dia 26 de Maio uma operação de recapeamento acordada em reunião com a Associação de Moradores do Baixo Grande que foi realizada no dia 25/05. O prefeito prometeu buscar recursos junto ao DER-RJ para recapear as vias Roberto Silveira, Júlio Cirilo, Américo dos Santos Soares e Antônio dos Santos Soares. As obras ainda não começaram e entramos em contato com a prefeitura para perguntar prazos e andamento do processo da obra, mas não obtivemos resposta.

Precisa-se de cumprimento de medidas básicas e baratas como a simples varredura das ruas e retirada de entulhos e vegetação em áreas irregulares. A manutenção do mobiliário público é outro fator a ser tratado pois está em estado precário que ameaça a segurança das crianças, nos parquinhos e no passeio público além de prejudicar o lazer das famílias, a troca de lâmpadas, o aumento da quantidade de iluminação e o recapeamento se fazem necessários pois são fatores que estão atrelados a segurança. Medidas simples, mas que insistem em continuar sem serem cumpridas.

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem