Técnicos federais se reúnem para reconhecimento da Laguna Araruama

Técnicos dos ministérios da Pesca e Meio Ambiente estão na região para um trabalho de reconhecimento da Laguna Araruama, que começou nesta segunda-feira (11). Eles vão emitir um parecer sobre a ordenação da pesca e a criação de dois períodos de defeso na laguna, sugerido pela Câmara Técnica.

Na Praia da Pitória, em São Pedro da Aldeia, o grupo de técnicos federais se reuniu com representantes de pescadores locais de Cabo Frio, Iguaba Grande e Araruama. Do cais, partiram para verificar os pontos de pesca em São Pedro. A laguna vai ser mapeada de Arraial a Saquarema.

Há quatro anos os pescadores da Região dos Lagos pedem a readequação da Portaria 110, que ordena a atividade. O último ajuste foi feito há 15 anos, em 1997. A Câmara Técnica da Pesca, com várias entidades, incluindo a Fiperj - Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, elaborou uma pauta de mudanças significativas para o setor.

A sobrevivência da pesca e dos pescadores é o ponto considerado o mais importante. Por isso, a câmara sugere a criação de dois períodos de defeso na Laguna Araruama: de março a maio para o camarão e de agosto a outubro para peixes.

Ano passado, trabalho semelhante foi realizado na Lagoa de Saquarema. A resposta deve deve ser apresentada em conjunto em uma reunião com os representantes do pescadores após a vistoria na Laguna  Araruama.



Créditos à InterTV

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem