Quarta Etapa do Circuito Estadual de Natação ignora risco de saúde para os atletas e acontece em Iguaba Grande

Foto da Competição. Foto InterTV
Aconteceu nesse Domingo (10/06) na Praia de Iguaba Grande a Quarta Etapa do Circuito Estadual de Natação. Cerca de 150 atletas participaram da competição que aconteceu ignorando a qualidade da água que é imprópria para banho segundo dados de análises laboratoriais do Instituto Estadual do Ambiente. O "perigoso" percurso foi de 4 km e houve embarcações acompanhavam o andamento da prova. 30 competidores participaram do desafio Terra e Mar que contava com uma corrida após a natação. O Circuito Estadual só acaba em novembro e até lá os nadadores ainda vão mergulhar em busca das melhores colocações e espera-se que em águas propícias para isso.

As doenças contraídas mais comuns por banhar-se em água imprópria segundo o CETESB é a gastroenterite, hepatite A, cólera, febre tifóide, entre outras. Do ponto de vista de saúde pública, é importante considerar não apenas a possibilidade da transmissão dessas doenças, mas também, a presença de organismos patogênicos oportunistas, responsáveis por dermatoses e outras doenças, como conjuntivite, otite e doenças das vias respiratórias.

A doença mais comum associada à água poluída por esgotos é a gastroenterite. Essa doença ocorre numa grande variedade de formas e pode apresentar um ou mais dos seguintes sintomas: enjôo, vômitos, dores de estômago, diarréia, dor de cabeça e febre. Outras manifestações menos graves incluem infecções dos olhos, ouvidos, nariz e garganta.

O fato da praia estar imprópria não significa que todas as pessoas que se banharem no local irão contrair alguma dessas doenças. Isso depende das condições imunológicas de cada um e do tipo de exposição de cada um ( se fica muito tempo na água, se mergulha a cabeça, se engole água como no caso dos competidores ). A impropriedade significa que existe o risco de se contrair tais doenças.

O Circuito Estadual só acaba em novembro e até lá os nadadores ainda vão mergulhar em busca das melhores colocações e espera-se que em águas propícias para isso.

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem