Escola Municipal aldeense realiza projeto de leitura e homenageia artistas da Região

A Escola Municipal Jardim Primavera, em São Pedro da Aldeia, realiza Projeto de Leitura durante todo o ano letivo e, para encerra a primeira etapa, a escola organizou uma grande culminância com a presença do artista plástico da Região, Ivan Cruz. A oferta de projetos e trabalhos lúdicos nas escolas é uma orientação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação aldeense, para estimular a aproximação dos alunos com as diversas manifestações artísticas.
Arquivo SEMED
A Unidade Escolar realizou, durante três meses, a releitura de obras de diversos pintores brasileiros, dentre eles, alguns bastante famosos internacionalmente, como Romero Britto, Cândido Portinari e Tarsila Amaral. Entretanto, dois nomes tiveram um sentido especial para as crianças: o aldeense Flávio Rangel, e o artista de Cabo Frio, Ivan Cruz. Isso porque o Ivan Cruz possui um vasto trabalho direcionado para o resgate das brincadeiras infantis, e já o Flávio Rangel ilustrou algumas das agendas escolares oferecidas pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia aos alunos da Rede Municipal.
Arquivo SEMED
A diretora da Escola, professora Gabriela Cassilhas, explica que é trabalhar a linguagem escrita e oral dos alunos. De acordo com ela, uma das maiores dificuldades apresentadas pelos alunos está justamente nessas áreas e, por isso, criaram um projeto de Leitura, mas o objetivo principal era realizar um trabalho sério e minucioso de forma divertida e interessante. “Nós optamos por atividades que desenvolvam o gosto pela leitura, através do conhecimento de produções artísticas regionais e nacionais. Dividimos o projeto em três partes: 1° trimestre – produções artísticas; 2° trimestre – autores infantis; e 3° trimestre – músicas infantis. Convidamos toda a comunidade escolar e também toda equipe da Educação aldeense para participar desse evento que é aberto ao público”, explica a diretora.
Anneliese Lobo
 Gabriela conta que os alunos não viam as atividades como “estudo”, mas sim como uma brincadeira. Fato que motivou e incentivou a garotada a participar de todo o processo com entusiasmo. “Eles estavam ansiosos quando souberam que o artista que estávamos estudando em sala viria pessoalmente conversar e brincar com a gente. Essa foi uma estratégia maravilhosa e que deu muito certo”, conclui.
Anneliese Lobo
 A aluninha Gabriela Paes, de apenas sete anos, conta empolgada que a turma dela trabalhou com o artista aldeense Flávio Rangel. “O mais legal foi ter montado as réplicas dos quadros com meus colegas de sala. Todos participaram de tudo. Eu também gostei muito de pintar os pontos turísticos da nossa cidade”, conta a menina enquanto mostra o quadro favorito: “o da Igrejinha de São Pedro da Aldeia!”
Anneliese Lobo
Durante esse trimestre os alunos relembraram diversas brincadeiras da infância dos pais e avós, fizeram passeio cultural na cidade vizinha, em Cabo Frio, para visitar as esculturas do Ivan Cruz que estão na Praça das Águas, no Teatro Municipal, na Praça da Secretaria de Turismo, entre outros locais, pintaram quadros, montaram réplicas e muito mais.
Arquivo SEMED
O momento mais esperado foi brincar com o Ivan. Enquanto o artista desenhava no quadro branco, a criançada adivinhava a brincadeira. Depois era hora de colocar em prática e mostrar que sabe direitinho como fazer! Para o artista Ivan Cruz, o convite para participar do projeto na escola, diretamente com os alunos, finaliza o trabalho desenvolvido por ele. “Essas brincadeiras, além de contribuir para a socialização, é bastante importante para desenvolver a psicomotricidade. É muito importante para mim ver que meu trabalho está sendo usado pedagogicamente, pois esse é o meu principal objetivo”, diz o artista que aproveita para alertar aos pais. “Infelizmente escutei uma criança dizendo que, se eu fosse pintar um quadro dele brincando, só precisaria fazer um: ele no computador. Isso me entristeceu bastante pois sabemos a importância das brincadeiras para o desenvolvimento dos pequenos e acompanhamos todos os problemas que também podem ser gerados pelo uso descontrolado do computador”, finaliza.
Arquivo SEMED
O próximo evento na escola será em setembro.

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem