Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia realiza Campanha de Vacinação Contra a Gripe

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a Campanha de Vacinação Contra a Influenza (gripe). A vacina estará disponível em 25 postos de saúde do município a partir deste sábado (05), “Dia D” da campanha, quando as unidades funcionarão das 8h às 17h. A campanha, que segue até o dia 25 de maio, é destinada a idosos de 60 anos de idade ou mais, crianças de seis meses até dois anos idade, gestantes, indígenas e profissionais da saúde. O evento é uma iniciativa do Ministério da Saúde a fim de promover a universalidade, a integralidade e a equidade da atenção à saúde na área de imunizações.

De acordo com a coordenadora de Imunização do município, Ângela Maria Cerqueira, a meta é de que pelo menos 80% de munícipes dos grupos elegíveis sejam vacinados. “O objetivo da vacinação é reduzir o índice de mortes, internações e prevenir complicações, como a pneumonia, decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza, principalmente para essa parcela da população que é a que mais corre risco. A campanha é realizada sempre antes do inverno, período em que a gripe se manifesta com mais frequência. Por isso, é importante que a população compareça com o cartão de vacinação ao posto de saúde mais próximo de sua casa”, finalizou.

A coordenadora ressaltou o investimento do Poder Público na promoção da qualidade de vida dos munícipes. “Por orientação do Prefeito Carlindo Filho, a equipe de saúde municipal prioriza mobilizações de promoção à saúde preventiva, bem estar e inclusão social em todas as faixas etárias. Nosso objetivo é contribuir para uma vida saudável para toda a população”, declarou. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é a principal medida disponível para a prevenção da morbimortalidade por influenza e suas complicações.

A coordenadora ainda esclareceu que a vacina é trivalente e protege contra três tipos de vírus, incluindo o da gripe A (H1N1). Cerqueira aproveitou para destacar que pessoas com alguma doença febril atual, primeiro trimestre da gravidez ou que tiveram uma reação prévia a esta vacina contra a gripe não devem se vacinar. As pessoas que não tiverem o cartão de vacinação podem comparecer ao posto de saúde com o documento de identidade.

Segue a relação dos postos de vacinação e horários de funcionamento:

Clique para ampliar. 

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem