São Pedro da Aldeia festeja 395 anos de fundação com Desfile Cívico

O município de São Pedro da Aldeia completa nesta quarta-feira, dia 16, mais um ano de fundação: são 395 anos, tornando-o um dos mais antigos do Brasil. Para festejar a data será realizado o tradicional Desfile Cívico Temático na Avenida São Pedro, às 9h. O Desfile Cívico Aldeense é um dos mais comentados da Região dos Lagos dado a sua beleza e já faz parte do calendário oficial de eventos da cidade.

Arquivo SEMED
O tema deste ano é “Aquarela Brasileira – o Brasil em cores, formas e sons”, aproveitando a comemoração dos 90 anos da Semana de Arte Moderna.

Para a organização do desfile as escolas foram divididas em temas – todos pesquisados pelos alunos e professores – que serão apresentados na avenida, como: música, dança, literatura, artes visuais, arquiteturas, cinema, fotografia e paisagismo. Já as creches municipais farão uma homenagem ao palhaço Piolim, que participou da Semana de Arte Moderna. E, para abrir o desfile, a coreógrafa Mônica Monteath, ensaiou suas alunas para interpretarem as Deusas Gregas, mostrando a arte e sensualidade tradicionais do povo da época.

- O desfile fará um passeio pela história da arte brasileira, desde a arte rupestre (as mais antigas representações artísticas conhecidas no país) até a criação da Academia Imperial de Belas Artes (escola superior de arte fundada no Rio de Janeiro por Dom João VI, o que mudou os rumos da arte nacional durante a segunda metade do século XIX). A cultura e a história dos índios Pataxós também serão mostradas no desfile, destacando a importância da arte indígena – contou a secretária de Educação, professora Alanna Frare.

O Desfile Cívico terá a participação das escolas das redes municipal e privada de ensino, Militares, ONGs e entidades filantrópicas. A organização do desfile é da Secretaria Municipal de Educação. A expectativa é que cerca de 1.300 alunos participem do desfile, além de 760 professores e 450 funcionários da Educação. Este ano terá novamente a arquibancada, tão elogiada no ano passado, com capacidade para mil pessoas. E para fechar o dia com chave de ouro, Leoni sobe ao palco às 21h.

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem