JESPA agita finais de semana da garotada

Os Jogos Escolares de São Pedro da Aldeia, o JESPA, estão a todo o vapor! As competições acontecem todos os finais de semana e reúne alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino. No próximo sábado será a vez dos competidores na modalidade Atletismo mostrarem toda a agilidade e desempenho na pista da Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia. A competição vai reunir cerca de 200 crianças com idades entre sete e 17 anos, e terá a participação especial dos alunos do NESPE – Núcleo de Educação Especial Pedro Paulo L. de Andrade. Eles irão competir em uma categoria especial, em que disputarão alunos com baixa visão e também com surdez.
Anneliese Lobo
O JESPA tem sido marcado por muita animação! Os jogos de Futsal estão entre as mais frequentadas pelas torcidas e acontecem num clima festivo e de integração, sem perder a competitividade tão característica das equipes. Os alunos da E. M. Luiza Terra de Andrade não perdem um dia de jogo. “Os meus amigos estão jogando muito bem, ganhamos vários jogos e eles estão de parabéns”, conta a aluna Talita Rodrigues Silveira, de 13 anos. Ela acredita que a participação das torcidas é fundamental para o bom desempenho da equipe. E até os familiares entram no clima. Iago de Souza estuda em Cabo Frio e vem torcer pelo primo todos os finais de semana. “O meu primo Leonardo é o capitão do time, camisa 10, e joga muito. Vale a pena vir todos os sábados para vê-lo jogar”, conta orgulhoso.
Anneliese Lobo
Cada escola participante recebeu os uniformes dos times, com os respectivos nomes das instituições gravadas, os quais, os jogadores exibem com muito orgulho.
Anneliese Lobo
Mas orgulho mesmo sentem as mamães corujas que ficam das arquibancadas admirando cada lance dos filhos. “Eu sempre acompanho tudo e ainda dou os meus pitacos. Às vezes sou torcedora, mas na maior parte do tempo sou árbitro”, fala Délia Belchior sem tirar o olho da quadra. Ela é mãe dos meninos Daniel e Luiz Miguel do C. E. Prof° Elias. Para ela o JESPA foi uma excelente maneira de ocupar o tempo ocioso dos garotos. “Antes, aos sábados, estariam no computador ou televisão. Agora cuida da disciplina, da saúde, da organização, e tudo isso brincando!”, explica.
Anneliese Lobo
Os competidores entendem e percebem bem todos esses benefícios e garantem que estão aproveitando ao máximo. “Se nós estivéssemos em casa dormindo, o nosso futuro poderia estar em perigo. Aqui nós aprendemos a como ter boas maneiras, respeitar as regras e aos adversários, saber perder e ganhar” contam os alunos da E. M. Paineiras, Thiago dos Santos e Gabriel Carvalho. Quando perguntado se ir para a praia num sábado de sol não era melhor, eles respondem sem pestanejar: “Preferimos mesmo estar aqui compartilhando com o nosso time”.
Anneliese Lobo
E o JESPA não mobiliza apenas alunos, mas principalmente as escolas. Os jogos de futsal estão acontecendo no Núcleo de Educação e Cultura Ozimar da Silveira Maurício e ainda nas quadras de algumas escolas particulares, como a Escola Almirante Carneiro Ribeiro. Para o Comandante Belmiro Novaes, diretor da escola, esta é uma ótima oportunidade de favorecer a interação e colocar em prática todo o trabalho sobre respeito e disciplina. “Abraçamos o trabalho juntamente com a Secretaria Municipal de Educação aldeense e só temos ganhos com isso. Essa união de forças em prol da Educação e cultura de nossa cidade é o que garante o sucesso final do projeto”, afirma.
Anneliese Lobo
É sempre bom lembrar que, a fim de garantir a segurança de todos, durante as competições tem sempre uma equipe de enfermagem a postos para qualquer emergência. Já a credibilidade nos resultados é assegurada com uma equipe de árbitros selecionada.  A pista de atletismo da Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia fica na Rua Comandante Ituriel, s/n°, no bairro Fluminense. Venha participar e traga sua família!
Anneliese Lobo

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem