ESPECIAL: São Pedro da Aldeia, a joia do Estado do Rio de Janeiro completa 395 anos


São Pedro da Aldeia completou hoje (16/05/2012) 395 anos de muita história e de esperança sobre seu futuro, por mais que não tenha sido respeitada sua festa, você viveu hoje um marco histórico, pois é a primeira vez que o tradicional desfile cívico de exuberante beleza não aconteceu. Nossa cidade tem um papel fundamental na defesa do nosso país, na preservação ambiental da maior laguna hipersalina do mundo, na manutenção da história do Brasil, na sobrevivência da Mata Atlântica e na vida de cada um de seus habitantes.

Na época colonial, São Pedro da Aldeia era grande produtora de sal com altíssima qualidade e pureza, um dos melhores produzidos em todo o mundo e com baixo custo por ter águas salgadas, vendo e sol em abundância, fonte de riqueza da coroa portuguesa. Tínhamos um dos maiores centros de catequese de todo o Estado do Rio de Janeiro, superamos em população em 1689 a cidade de Niterói e foi erguida uma das poucas igrejas construídas no Brasil na época da União Ibérica, a Igreja Matriz de São Pedro.

Passaram por terras aldeenses ilustres nomes da história mundial e brasileira como  o francês Saint-Hilaire, naturalista que retratou a situação de vivência aldeense da época, o Príncipe Maximiliano,  a Princesa Isabel e o Conde D'Eu e Charles Darwin, responsável pela teoria da evolução.

Vista aérea de São Pedro da Aldeia
A cidade se tornou tão importante e poderosa que conquistou sua primeira independência em 10 de Setembro de 1890 com o nome de Sapiatiba, o qual foi desanexado de Cabo Frio. 2 anos depois, voltou-se a anexar a cidade à Cabo Frio com a alegação de que a cidade não tinha população suficiente para se tornar independente. A situação econômica, social e política dos habitantes da Freguesia da Aldeia de São Pedro não podia aceitar passivamente essa regressão política e administrativa, e suas reivindicações justas e clamorosas, resultaram na Lei nº 35, de 17 de dezembro de 1892 que restaurou o Município de Sapiatiba, atribuindo-lhe desta vez, o histórico e antigo nome do padroeiro da aldeia e da freguesia: São Pedro da Aldeia. O Município passou então a possuir dois distritos: o 1º Distrito era composto pela cidade de São Pedro da Aldeia e 2º Distrito pela localidade de Iguaba Grande, criado em 8 de junho de 1954, pela Lei nº2.161, o qual ficou independente em 13 de Março de 1994. Em 14 de outubro de 1957, foi criada a Comarca de São Pedro da Aldeia, dando ao município status que faltava em sua independência político-administrativa.

A joia do Estado do Rio de Janeiro tem vários atrativos, muitos deles desconhecidos pelos seus próprios moradores.  Morada da única Base Aérea Naval do país, nossa cidade é responsável pelo aporte em operações da Marinha do Brasil que necessitem de aeronaves. Nessa base também se encontra o único Museu da Aviação Naval do Brasil, e é aberto a visitação com entrada franca. 

A Casa da Flor, construída espontaneamente por Gabriel Joaquim dos Santos, entre 1912 e 1985, com materiais recolhidos de lixos domésticos e refugo de construções do local, é patrimônio do município e do Estado do Rio de Janeiro, também é aberta a visitações. O patrimônio fica no bairro Vinhateiro, sendo um dos mais visitados por turistas da Região dos Lagos.

Rica em suas belezas naturais, São Pedro da Aldeia oferece diversão, esporte e cultura no seu meio ambiente. A Laguna Araruama que banha todas as praias de São Pedro da Aldeia é a maior do seu gênero no mundo, e é erradamente chamada pelos leigos de Lagoa de Araruama, pois além de ser salobra tem ligação com o mar através do Canal do Itajuru. A Laguna oferece águas tranquilas para desfrutar, que associadas aos ventos fortes da Região dos Lagos é palco perfeito para esportes como canoagem, windsurf, kitesurf, entre outros. A Serra de Sapiatiba é uma das poucas áreas de preservação de Mata Atlântica que restam em todo o Brasil; O local oferece trilhas para os visitantes que têm a oportunidade de desfrutar a beleza do local.
Praia do Centro 

São Pedro da Aldeia também tem filhos ilustres além do já citado Gabriel Joaquim dos Santos, como o poeta Vitorino Carriço, escritor do hino de São Pedro da Aldeia e de Cabo Frio, e o professor Cordelino Teixeira Paulo.

A cidade cresceu e ganhou importância com sua localização geográfica privilegiada que possibilita ser cortada por várias rodovias e por isso ser ponto de instalação de um dos polos de distribuição mais bem sucedidos e eficientes. Centro cultural fervilhante, tem o maior teatro da Região dos Lagos, um dos centros históricos mais preservados e completos, festivais e exposições que enriquecem o intelecto do seu povo. Apesar de todos os problemas que os aldeenses enfrentam, São Pedro da Aldeia não perderá seu brilho jamais pois nasceu com o destino de ser uma cidade amante da história e do sucesso, já está imortalizada nos livros, pesquisas e memórias de cada um.

Nesse aniversário, o Diário Aldeense parabeniza a cidade de origem desse informativo e deseja que São Pedro da Aldeia tenha mais de 395 anos de história e sucesso pela frente, que continue sendo uma cidade histórica, que viva a memória, que planeje o futuro e o progresso consciente, preserve seu meio ambiente e seus habitantes, Parabéns São Pedro da Aldeia!

Créditos ao Diário Aldeese

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem