Alunos aprendem de forma divertida teorias de química e física

Alunos de uma escola em São Pedro da Aldeia estão aprendendo de uma forma divertida as teorias de química e física. Nas lições, eles testam em foguetes. Parece brincadeira, mas a competição é séria. Vale vaga na mostra nacional, que vai ser realizada em Minas Gerais.

Pelas normas da Olimpíada, o foguete tem que ser feito com garrafa pet e ter lançamento a jato, ou seja, por pressão. Para isso, cada equipe fez um projeto. Todos tiveram que prestar muita atenção na aula.

A pressão para o lançamento vem da reação entre dois elementos bem conhecidos. Mas que eles estão descobrindo como funcionam juntos. Isto é química dos livros para a prática. E a cada vôo, vão sendo feitas aprimoramentos nos foguetes. O grupo começou com um protótipo simples... agora trabalha em outro bem mais elaborado. Sempre avaliando aerodinâmica, resistência do ar - física pura.

Nem sempre o lançamento é um sucesso. Na segunda chance, 92 metros de distância. A festa é porque das cerca de 70 equipes do ensino médio do instituto Silva Serpa, apenas uma vai para a Olimpíada. A primeira fase das eliminatórias acontece na segunda-feira.

Créditos à InterTV

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem