Secretaria de Obras públicas limpa valão e melhora escoamento do esgoto para Laguna Araruama no Vinhateiro

Foto: César Valente
A Secretaria de Serviços Públicos de São Pedro da Aldeia, cuja secretária é Rosemeiry Monteiro A. dos Santos, iniciou nessa semana a dragagem e limpeza do valão de aproximadamente 500 metros localizado no bairro Vinhateiro. Estão sendo utilizadas nesta operação duas máquinas, um caminhão, uma retro e uma escavadeira. Segundo a Prefeitura Municipal, foram retiradas manilhas que impediam o fluxo normal de esgoto conforme publicado no site do órgão público.

Para conhecimento da população, o valão que está sendo dragado e limpo é o que margeia a Rua Antônio Araújo Mendonça e está em paralelo à linha vermelha feita pela redação do Portal para facilitar a identificação do seu percurso. Todo os dejetos lançados no valão desaguam In Natura na Laguna Araruama, a maior laguna hipersalina do mundo, local de sustento de vários pescadores e sustentação do turismo em nossa cidade.
Clique para ampliar

Não é 1, são 6
Apesar dessa necessária ação, porém insuficiente em termos ecológicos, de limpeza e dragagem do valão, a consciência e a educação ambiental já não permitem mais abandono e descaso com o Meio Ambiente. O anel coletor de esgoto deve abranger toda a laguna, inclusive os bairros Vinhateiro e Ponta do Ambrósio que está tão perto de uma área de preservação ambiental da Região, o Dormitório das Garças, que detém um dos maiores mangues em água salgada do mundo.

Ao permitir a poluição da laguna, estamos simultaneamente sepultando o crescimento do turismo e comércio da nossa cidade, e isso não é uma atitude inteligente.

Não estamos falando de somente 1 valão e sim de 6, sendo 3 no Vinhateiro e 3 na Ponta do Ambrósio. Acompanhe na imagem de satélite abaixo:

Clique para Ampliar. Ponta do Ambrósio na parte esquerda e
Vinhateiro ao centro e parte direita da foto.

Entramos em contato com a companhia responsável pelo saneamento básico do município, a Prolagos, e com a Secretaria de Serviços Públicos de São Pedro da Aldeia por meio de correio eletrônico, assim que tivermos retornos e respostas, as publicaremos aqui.

Créditos à redação do Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem