IPEM renova certificação da bancada de verificação de hidrômetros da Prolagos

foto: Ascom Prolagos
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM), órgão executor do Inmetro, renovou a certificação do Laboratório de Pesquisas e Aferição de Hidrômetros da Prolagos - Concessionária de Água e Esgoto do Grupo Equipav. O laboratório permite que a concessionária execute a fiscalização contra fraudes e que o consumidor faça uma conferência das condições de funcionamento dos hidrômetros, em curto prazo.

Situado na sede da concessionária, em São Pedro da Aldeia, o laboratório foi instalado em 2009 e conta com uma bancada de provas para a aferição do funcionamento dos hidrômetros. Uma inovação na Região dos Lagos, o equipamento é disponível em poucas concessionárias de saneamento do Brasil.

Por meio dela, é possível atestar se o volume real que passa pelo medidor está correto ou não. O equipamento foi inspecionado pelos técnicos do IPEM e foi novamente certificado conforme os padrões exigidos pelas normas técnicas.

- O laboratório de aferição de hidrômetros é um serviço disponibilizado pela concessionária ao usuário que visa oferecer mais transparência nos procedimentos e atendimento. Nossa intenção é fortalecer, ainda mais, a confiança do consumidor em relação ao trabalho realizado pela empresa – disse Justino Brunelli, gestor comercial da Prolagos.

Além do controle de qualidade dos novos hidrômetros adquiridos pela concessionária, o equipamento também é usado para o teste de medidores, já em uso, com suspeita de defeitos ou fraudes, inclusive atendendo a pedidos de clientes.

- Esse equipamento oferece mais agilidade e eficiência no atendimento às solicitações dos clientes e esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento dos medidores. A bancada de aferição de hidrômetros teve a certificação renovada e está funcionando totalmente de acordo com as normas do Inmetro – destacou Mayko Monteiro Farias, responsável pelo setor de Hidrometração.

O processo de verificação do medidor poderá ser agendado pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) pelos números 0800-7020-195 (área de concessão) e (22) 2621-5095 (demais localidades). Todo o procedimento pode ser acompanhado pessoalmente por cada usuário.

Créditos à Ascom Prolagos

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem