São Pedro da Aldeia recebe caminhão da ressonância magnética gratuita até o dia 26 de abril

O município de São Pedro da Aldeia recebe, até o dia 26 de abril, o caminhão preparado para fazer exames de ressonância magnética. O veículo está instalado na Praça Agenor Santos, conhecida como Praça da Matriz. Os atendimentos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h e, aos sábados, das 7h às 15h. A “Ressonância Móvel” é um projeto da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro que faz parte do programa “Rio Imagem”. Durante quase sete semanas, moradores da cidade e de municípios vizinhos que não conseguem marcar o exame pelo SUS poderão realizar o procedimento gratuitamente. A capacidade diária de atendimento é de 35 pessoas.

De acordo com o Secretário de Saúde, Carlos César Machado, o apoio do Governo do Estado é de grande importância na busca pela renovação da saúde no município. “Por solicitação do Prefeito Carlindo Filho, a atual administração tem buscado, cada vez mais, parcerias para melhorar o setor de saúde e proporcionar qualidade de vida aos munícipes. Todos os investimentos nos credenciaram para receber este projeto, que veio para agilizar e humanizar o atendimento médico para esta parcela da população que não tem condições de pagar por exames especializados. A ressonância magnética é fundamental para o diagnóstico de infecções no cérebro, medula espinhal e articulações, por exemplo”, comentou.

Primeira vez que o município recebe o serviço
A “Ressonância Móvel” conta com sete funcionários, dentre eles dois recepcionistas, um coordenador, dois técnicos em enfermagem, um radiologista e um médico. Os agendamentos das consultas são feitos na Secretaria de Saúde do município. Para realizar o exame, o paciente precisa ter o encaminhamento de um médico especialista. No ato da consulta, é preciso estar munido com originais e fotocópias dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. O resultado é disponibilizado entre 10 a 15 dias úteis após a realização do exame, na Secretária Municipal de Saúde.

Sob o risco de lesões graves, é proibida a entrada de pessoas com marca-passo cardíaco ou com clipe/grampo metálico de aneurisma cerebral, implantes metálicos, neuro-estimuladores, desfibriladores, aparelhos auditivos, celulares, mp3, bombas de insulina, relógios de pulso, cartões magnéticos, material ferroso e o uso de qualquer tipo de objeto metálico, como chaves, grampos, pregadores de cabelo, relógio, moedas, armas, jóias e bijuterias, óculos, ferramentas, canetas ou lapiseiras, tesouras, celulares, próteses dentárias móveis, próteses auditivas e cartões magnéticos.

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem