São Pedro da Aldeia é o único município da Região dos Lagos com quatro delegados eleitos para a etapa Nacional da Consocial

O município de São Pedro da Aldeia foi destaque na etapa Estadual da 1º Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial). Entre todos os municípios da Região dos Lagos, São Pedro da Aldeia foi o único com quatro delegados eleitos para representar o Estado do Rio de Janeiro na etapa Nacional da Consocial, que acontecerá nos dias 18 a 20 de maio, em Brasília. A Etapa Estadual teve como objetivo discutir as propostas de cada município sobre o tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”. O evento aconteceu nos dias 17 e 18 de março na cidade do Rio de Janeiro e reuniu delegados de cada município participante. São Pedro da Aldeia foi representado por cinco delegados, eleitos na etapa Municipal.

De acordo com Paulo César de Souza, representante do Poder Público de São Pedro da Aldeia e um dos delegados eleitos para a etapa Nacional, o resultado foi bastante positivo. “O município de São Pedro da Aldeia teve grande representatividade na priorização das diretrizes para a escolha das 20 propostas do Estado do Rio de Janeiro. Tanto que, no universo de 53 delegados do Estado escolhidos para representar o Estado na etapa Nacional, São Pedro da Aldeia teve quatro de seus cinco representantes eleitos”, declarou.

Durante a etapa Estadual foram debatidas, aproximadamente, 560 propostas enviadas por todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro. As propostas foram orientadas em torno de quatro eixos temáticos propostos pela Comissão Nacional: 1) Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; 2) Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; 3) A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e 4) Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Paulo César também comentou sobre a importância do evento. “A Consocial promove a participação dos diversos segmentos da sociedade, com debates em alto nível que irão contribuir para que, de fato, ocorra, democraticamente, a transparência e o controle social, além de assegurar ações de combate à corrupção. Estamos muito contentes e cientes da responsabilidade em levar o nome da nossa cidade à Brasília, contribuindo para a definição das bases do Plano Nacional de Transparência e Controle Social”, disse.

A secretária de governo, Rosires Picarelli, elogiou a atuação dos membros e da sociedade. “A posição do nosso município foi muito bem aceita e elogiada. Nossos quatro delegados tiveram forte representatividade e relevância durante os debates. E a participação popular foi essencial para que alcançássemos este patamar. Por isso, agradeço a participação de toda a população aldeense na etapa Municipal, que contribuiu para enriquecer as discussões de forma democrática”, finalizou.

Os cinco delegados aldeenses eleitos para a etapa Nacional foram Paulo César de Souza, representante do Poder Público, Paulo Amorim, pelos Conselhos de Políticas Públicas, Paulo Santana e Zózimo Ribeiro, representando a Sociedade Civil. Vale destacar que o delegado municipal, Emerson Aguiar, representante da Sociedade Civil, também teve participação ativa durante as discussões, mas não se candidatou à eleição para a etapa Nacional, optando por apoiar aos demais delegados do município.

Para mais informações, acesse o site: www.consocial.cgu.gov.br.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem