Ruas que compõem a Orla dos Pescadores já vão ganhar massa asfáltica

As obras de pavimentação, drenagem e urbanização na Orla dos Pescadores em São Pedro da Aldeia estão em pleno andamento. A obra é uma realização da Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, por meio do Programa Somando Forças. A Orla contempla a Rua Carlos Costa, Avenida Umbelina da Conceição e Rua Palmiro Gomes, que ligam os bairros do Poço Fundo ao Camerum. Ao todo estão sendo drenados, pavimentados e urbanizados uma extensão de cerca de 1.500 metros. Dentre os benefícios estão a melhoria na orla e na acessibilidade, com a construção de calçadas, asfaltamento e instalação de uma rede separativa de esgoto, feita pela concessionária Prolagos. A previsão de término das obras é para o primeiro semestre de 2012.

Muro ciclópeo
Na Rua Carlos Costa já foi concluída toda a regularização da caixa de rua, pavimentação, construção das calçadas, meio fio e sarjeta. Também já foi assentada e enterrada toda a tubulação da rede de drenagem. Do mesmo modo, toda a extensão da Avenida Umbelina da Conceição já foi regularizada e os meios fios e sarjetas concluídos. Também já foi feita a imprimação da avenida, que é a antepenúltima fase para a conclusão do asfalto para a pavimentação.

Já na Rua Palmiro Gomes, toda a mobilização está sendo feita. De acordo com Andrea D’avila, engenheira civil e Diretora de Urbanismo da Prefeitura, até o início do mês de abril a regularização desta rua já estará concluída. “Nós estamos construindo os três trechos por fases para não perdermos o material. Assim que a rede de esgoto é instalada, nós iniciamos a regularização das ruas, construção das calçadas, meio fios e pavimentação. Isso tudo para não chegar o período de chuvas e acabarmos perdendo tudo o que já foi feito”, disse.
A Diretora de Urbanismo também comentou sobre os benefícios da instalação da rede separativa de esgoto, que já são perceptíveis. “A parceria com a Prolagos foi uma grande conquista para a Orla dos Pescadores. A captação das águas que nós já estamos fazendo com a construção da rede vem dando resultados positivos. Já é possível perceber uma melhora nas águas da lagoa. Além disso, há um trabalho comercial feito por uma equipe terceirizada da Prolagos, informando aos moradores quais os benefícios e como deve ser tratada a nova rede de esgoto. É uma ação em conjunto, solicitada pelo Prefeito Carlindo Filho, em prol do Meio Ambiente e do bem estar da população”, declarou.

D’avila ainda ressaltou que a equipe da Secretaria de Obras teve a preocupação de manter, o máximo possível, a composição das árvores no local. “Há trechos da Orla em que nós chegamos de 70% a 80% de todas as árvores preservadas”. A Diretora também esclareceu que quase 90% das calçadas terão dois metros de largura. “Nós vamos reforçar alguns trechos, chamados de pontos críticos, com um muro de concreto ciclópeo para proteger essas partes que estarão em contato constante com a lagoa, para que o efeito das ondas não destrua o que foi construído”, disse.

Vale lembrar que a urbanização do local será de responsabilidade da Prefeitura em uma ação conjunta entre as diversas secretarias municipais, como a de Serviços Públicos, Meio Ambiente e Guarda Civil.

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem