Prolagos distribui relatório sobre qualidade da água fornecida à população

Você conhece a qualidade da água que chega em sua casa? Para responder essa pergunta e atestar a eficiência do tratamento da água distribuída pela Prolagos, a concessionária está distribuindo, neste mês de março, o Relatório Anual de Qualidade da Água.

O folheto acompanha a conta de consumo mensal de água, trazendo uma série de informações sobre as Estações de Tratamento de Água (ETAS) Juturnaíba e Tamoios, além de fotos, explicações sobre o processo de tratamento da água e resultados dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como avaliação da cor da água, turbidez, PH, índice de cloro, entre outros dados.

Além de cumprir o Decreto Federal 5.440/2005, que determina a divulgação mensal dos resultados dos principais parâmetros analisados, a distribuição do Relatório Anual de Qualidade da Água é uma maneira de atestar, junto ao consumidor, a qualidade da água distribuída pela Prolagos.

Segundo o gestor operacional, Thiago Maziero, a concessionária cumpre uma rotina mensal de controle da qualidade que inclui a realização de mais de quatro mil análises laboratoriais da água em diversas partes do sistema de abastecimento. As análises são efetuadas no laboratório da Prolagos, credenciado pelo INEA e acompanhadas e controladas por um laboratório terceirizado. Os resultados são encaminhados aos órgãos de saúde pública, à Agência Reguladora (Agenersa) e, também, estão disponíveis para consulta pública nas lojas de atendimento da concessionária e no site da empresa: www.prolagos.com.br. Além disso, mensalmente, os resultados dos principais parâmetros analisados também são informados na conta de água.

As análises de qualidade da água realizadas 2011 seguem os parâmetros de potabilidade estabelecidos pela Portaria 518 do Ministério da Saúde (MS). Em dezembro de 2011, o MS publicou a nova Portaria 2.914/2011, com novos parâmetros que já estão sendo utilizados nas análises realizadas em 2012.

Qualidade da água da Prolagos: .Para tornar o entendimento mais acessível à população, a concessionária explica os significados de cada parâmetro analisado na parte externa da fatura |.Coliformes Totais: comprovam a eficiência do tratamento e do sistema de desinfecção da água |.Escherichia coli: está relacionada às doenças transmitidas pela água |.Bactérias Heterotróficas: influenciam no sabor e odor da água |.Turbidez: parâmetro estético que mostra a transparência da água |.Cloro Residual Livre: revela a potabilidade da água |.pH: Indica se a água tratada está próxima dos valores neutros, evitando irritações nos olhos e corrosão nas tubulações |.Para garantir a qualidade da água distribuída pela Prolagos, é importante fazer a limpeza de caixas d’água e cisternas a cada seis meses.

Créditos ao Portal Fator Brasil

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem