Prefeitura de São Pedro da Aldeia promove ações para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá ações de busca ativa de sintomáticos respiratórios da tuberculose e distribuição de informativos, com início nesta sexta-feira (23), na unidade básica de saúde do bairro Porto da Aldeia, das 9h às 15h30min. As ações envolvem um total de 23 profissionais de saúde, entre eles médicos, agentes comunitários e enfermeiros. A mobilização, alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março), também será realizada nos postos de saúde dos bairros Balneário das Conchas, São João I e São João II a partir da próxima semana. As ações estão inseridas no Programa Municipal de Combate à Tuberculose.

De acordo com Cátia Regina Moura, coordenadora do Programa, o objetivo da mobilização é orientar a população e manter o controle da doença no município. “A atual administração tem um grande envolvimento e comprometimento com o controle da tuberculose. Estamos dentro da média, com poucas ocorrências. O objetivo do Programa é informar os munícipes sobre os riscos da doença, reforçar o controle e permanecer em estado de atenção, para que possamos identificar o diagnóstico previamente e obter o tratamento mais rápido. Para isso, contamos com a colaboração de toda a comunidade”, disse.

Os sintomáticos serão cadastrados na hora e encaminhados para exame de escarro (baciloscopia) na unidade de saúde mais próxima. Se a suspeita for confirmada, o paciente será enviado para a Policlínica do Centro, onde a doutora Apparecida Castorini, médica do Programa Municipal de Controle à Tuberculose, fará o acompanhamento e tratamento do paciente.

Segundo a coordenadora, é preciso ficar atento aos sintomas. “Caso a pessoa apresente tosse por mais de três semanas e, principalmente, se também tiver febre e emagrecimento, é essencial que ela se encaminhe à unidade de saúde mais próxima. E, se a doença for constatada, é importantíssimo que o paciente não interrompa o tratamento durante os seis meses. Além disso, é realizada uma avaliação de sintomáticos respiratórios em todos os familiares ou pessoas de convívio regular com o paciente, já que a transmissão do bacilo é feita pelas vias aéreas e nasais, quando a pessoa tosse, fala ou espirra”, salientou.

A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis) e os principais sintomas são tosse prolongada, cansaço, emagrecimento, febre e sudorese noturna. Vale destacar que, desde junho de 2011, o município disponibiliza cestas básicas mensais para os pacientes em tratamento.

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem