Pescadores aldeenses infringem lei de Araruama e não autuados

Uma ação conjunta da Secretaria de Agricultura, Guarda Municipal, Polícia Militar e Colônia de Pesca de Araruama impediu, no dia 15/03, que pescadores de São Pedro da Aldeia agissem de forma irregular no município de Araruama, capturando peixes abaixo do tamanho mínimo permitido. A ação aconteceu na Lagoa de Araruama, e foi deflagrada após denúncia de pescadores locais.

- Nossos pescadores estavam reclamando que pescadores de São Pedro da Aldeia (Baleia) estavam vindo para a cidade e utilizando uma malha proibida em nosso município para a pesca na Lagoa. Com base nesta denúncia, todos os outros órgãos foram acionados para esta ação conjunta, que acabou flagrando a ação – comentou o secretário de Agricultura de Araruama, Francisco José Ferreira de Mello.

Por volta das 8 horas as equipes chegaram ao local da denúncia, e flagraram pescadores do município vizinho atuando com malha tamanho 35mm. “Eles se defenderam, alegando que a Colônia de Pesca de São Pedro permite a pesca com este tipo de malha na Lagoa. Mas aqui, em Araruama, essa malhagem é considerada irregular porque acaba capturando peixes muito pequenos, que ainda não se desenvolveram” – explicou o secretário, lembrando que, embora a malha de 35mm seja permitida pela portaria nº 110 do Ibama, “aqui na cidade a malhagem mínima permitida é de 45mm para que possamos preservar as espécies menores”.

O secretário também informou que os peixes capturados vivos foram todos devolvidos à lagoa. As redes apreendidas foram devolvidas, e nenhum pescador foi preso, “mas todos foram notificados e se comprometeram à obedecer os critérios de pesca estabelecidos em nossa cidade”. Ainda segundo José Francisco, “a partir de agora operações como esta serão realizadas toda semana”.

Créditos À Ascom Araruama

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem