Obras na Orla dos Pescadores começaram pelo bairro Poço Fundo

“É a realização de um sonho”. Foram com essas palavras que o morador, Renato Costa, recebeu a realização das obras no bairro em que mora, Poço Fundo, em São Pedro da Aldeia. As obras serão realizadas nas ruas Carlos Costa, Av. Umbelina da Conceição e Rua Palmiro Gomes, que ligam os bairros do Poço Fundo ao Camerum. O local receberá o nome de Orla dos Pescadores. Ao todo serão drenados, pavimentados e urbanizados uma extensão de cerca de 1.500 metros. Durante as obras, a concessionária Prolagos fará uma rede separativa de esgoto. A previsão de término das obras é para o primeiro semestre de 2012. Vale lembrar que a urbanização do local será de responsabilidade da Prefeitura em uma ação conjunta entre as diversas secretarias municipais, como Serviço Público, Meio Ambiente e Guarda Civil.

Foto: Raíra Morena
As obras de drenagem e pavimentação estão sendo feitas em parceria com o Governo do Estado, por meio do Programa Somando Forças. Em contrapartida, a Prefeitura investe 5% na construção Orla dos Pescadores. Estão sendo construídos meio fios e calçadas. Somente na Rua Palmiro Gomes serão beneficiadas mais de 200 famílias. Os moradores da Av. Umbelina da Conceição e Rua Carlos Costa também serão beneficiados. A realização das obras é um sonho antigo dos moradores. A infraestrutura vai fomentar o turismo local, já que os bairros Poço Fundo e Camerum ficam às margens da lagoa de Araruama, possuem uma bela orla e passarão a ser mais um ponto turístico da cidade.
Segundo Andrea D’avila, engenheira civil e Diretora de Urbanismo da Prefeitura, as obras irão proporcionar melhoria na qualidade de vida da população, além de estimular o turismo na região. “Com a construção da rede separativa de esgoto a água será canalizada para a estação de tratamento da Prolagos, evitando a poluição da lagoa. O problema dos alagamentos finalmente será solucionado com a drenagem das águas pluviais. Também estamos estudando a ampliação da calçada da orla para que a população tenha um espaço para caminhadas e passeios. Tudo isso irá proporcionar bem estar aos munícipes, ao mesmo tempo em que fomenta o turismo na região. Isso demonstra uma grande visão social do Prefeito Carlindo Filho em prol do meio ambiente”, finalizou.

Foto: Raíra Morena
Além disso, as intervenções nos bairros vão criar melhor acessibilidade para a realização do Projeto do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida, que já está em andamento. “A melhoria na acessibilidade irá viabilizar o investimento do Governo Federal nas moradias. O Poder Executivo Municipal entende que é importante, também, proporcionar moradias dignas para a população de baixa renda. Por isso, São Pedro da Aldeia é o primeiro município da Região a implantar o programa Minha Casa, Minha Vida”, comentou.
A obra compreende ainda a construção de uma rede auxiliar de esgoto, que ficará ligada ao cinturão já existente. A nova rede vai coletar todo o esgoto domiciliar. A construção será de responsabilidade da Prolagos com a fiscalização do Poder Municipal. A nova rede possibilitará que o esgoto seja tratado e não mais jogado na lagoa, o que mantém um equilíbrio ambiental e uma melhor qualidade de vida para a população.

Foto: Raíra Morena
A engenheira comentou ainda que, no processo de realização das obras, os moradores tiveram um papel importante. “A nossa equipe estuda para agir na causa dos problemas. Os estudos são feitos em parceria com as empresas que participaram das licitações, mas o convívio com a população é de extrema importância. Contamos com o apoio dos moradores que nos relatam os problemas da região e suas necessidades. Afinal, só quem vivencia, de fato, aquela situação pode fornecer informações essenciais. O morador acaba sendo 50% da ajuda para as definições finais dos nossos projetos”, declarou.
D’avila aproveitou para salientar que as obras foram priorizadas devido à necessidade de solucionar o problema dos alagamentos naquela região. “Passamos por períodos de chuvas e vimos o quanto isso poderia ser prejudicial àquela região. Por isso, nos mobilizamos para lá para evitar prejuízos e atender o mais rápido possível a comunidade local”, disse.

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem