Tudo pronto para o início das aulas em São Pedro da Aldeia


Para dar início ao Ano Letivo de 2012, a Secretaria Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia optou por começar com Formação Continuada para os professores. Durante uma semana eles participam de oficinas, elaboram projetos e o Plano de Aula. Tudo para garantir muito sucesso durante mais um ano de atividades. Quem comandou o debate sobre “Planejamento e Avaliação” foi o professor e escritor Altamar de Carvalho, que é pós-graduado em psicopedagogia pelo Instituto Jean Piaget. Outro tema que constou na pauta foi “Dificuldades de Leitura e Escrita” – uma preocupação que vem atingindo a todas as escolas do Brasil. Para tratar do assunto a Prefeitura trouxe um dos educadores mais conceituados da atualidade, o professor e escritor Geraldo Peçanha, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele desenvolve e coordena um Programa Educacional na África e seu trabalho é reconhecido por todo o país.


Os professores elogiaram bastante a iniciativa da Prefeitura aldeense em apostar na formação do educador. “As palestras com educadores importantes ajudam na avaliação de nossa prática docente. É o momento ideal de refletirmos sobre nossa atuação em sala de aula. Para alguns, mostra a importância de buscar novos rumos, para outros o indicativo de que o caminho está certo. Sempre é enriquecedor”, afirma a professora Rosimar Lima, da E. M. Antônio Rodrigues dos Santos.

Na abertura do evento os professores puderam contemplar a apresentação da I Banda Integrada do município, composta por alunos da Rede Municipal aldeense, sob o comando do Maestro Luiz Alves. “A atividade será um grande ganho para a Educação de nosso município, pois, por trás de todo o trabalho musical, tem um investimento grande no acompanhamento dos alunos participantes. Temos um grupo que orienta e incentiva as crianças, além de observar nota, frequência,comportamento, dentre outros fatores”, afirma Luiz Alves.



A Secretária de Educação, professora Alanna Frare, aproveitou o momento para fazer um balanço do ano que passou e traçar metas para o ano que se inicia – uma ação que já executa desde o primeiro ano em que esteve à frente da Secretaria. “Este é um momento muito oportuno e conveniente para refletirmos juntos – equipe pedagógica, equipe técnica, diretores e educadores – todo o trabalho desenvolvido e, assim, aprimorarmos ainda mais nossas ações. Entendemos que é fundamental ouvir o professor. Afinal, é ele quem percebe de imediato as necessidades dos nossos alunos”, explica a Secretária.

Dentre as diversas metas citadas, os destaques são a construção de mais três novas Unidades de Ensino, reforma e investimento tecnológico nas escolas, com distribuição de aparelhos projetores multimídia, e a continuidade de diversos projetos e programas, dentre eles o Reforço Escolar – um programa de aceleração do aprendizado que tem por objetivo oferecer reforço especializado e individualizado aos alunos com dificuldades nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. “Começamos esse trabalho no ano passado e já tivemos resultados surpreendentes. Foi um investimento que deu certo e revelou avanços significativos nas salas de aula. Por isso, vamos continuar e aumentar esse programa”, afirma a professora Alanna.

A Secretaria de Educação anunciou mais uma novidade: O lançamento do I Atlas Escolar Histórico-Geográfico do município de São Pedro da Aldeia. O material foi desenvolvido pelos professores e pesquisadores Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira, que é Mestre em História Social pela UFRJ e coordenador da pesquisa História da Aldeia de São Pedro, e Maria Catarina da Silva Azevedo, bacharel e licenciada em Geografia pela UFF. Eles apresentaram o material aos professores e falaram sobre todo o processo de elaboração do Atlas, que já está em fase de editoração na gráfica e em breve chegará às escolas. “A atual equipe de gestão da Secretaria de Educação aldeense vem apontando novas ideias e propostas para acrescentar a nossa prática pedagógica. Esse início foi muito importante para nós educadores. Foi um verdadeiro gás para começarmos com pé direito”, fala entusiasmada a professora Kátia Cristina, da E. Mz. Manoel Martins Teixeira.

Créditos à PMSPA. Fotos de Anneliese Lobo

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem