Escolas aldeenses receberão Atlas Histórico e Geográfico Escolar do município

A Secretaria Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia já anunciou: Será lançado o I Atlas Histórico e Geográfico Escolar do município. O material foi desenvolvido pelos professores e pesquisadores Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira, que é Mestre em História Social pela UFRJ e coordenador da pesquisa História da Aldeia de São Pedro, e Maria Catarina da Silva Azevedo, bacharel e licenciada em Geografia pela UFF. O Atlas será entregue para todas as Unidades Escolares e contribuirá bastante para o trabalho desenvolvido nas salas de aula aldeenses.

Anneliese Lobo
Durante a abertura do ano letivo a Secretaria de Educação apresentou a nova ferramenta pedagógica aos professores da rede. Os pesquisadores responsáveis fizeram uma breve demonstração do material e falaram sobre todo o processo de elaboração do Atlas, que já está em fase de editoração na gráfica e em breve chegará às escolas.

Anneliese Lobo
De acordo com a Secretária de Educação, professora Alanna Frare, a elaboração do Atlas é um desejo antigo do prefeito Carlindo Filho que agora se concretiza. Ela explica que, por entender a necessidade de um material didático que abordasse as especificidades do município, como recomenda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), nº 9.394/1996 Artigo 26, desde o início de sua atual gestão o trabalho vem sendo organizado. “Esperamos que, com esse novo suporte, o aluno perceba a importância de valorizar e respeitar a história e cultura de nossa cidade. Investir na memória do município é, principalmente, formar cidadãos plenos e conscientes”, explica a Secretária.
Os pesquisadores revelam que o trabalho de pesquisa foi bastante árduo devido à dificuldade de encontrar material, principalmente, bibliográfico que é de extrema raridade e de difícil acesso. “As informações encontradas eram dispersas e precisavam ser sistematizadas. Apesar dos imprevistos, o desafio foi muito gratificante. O resultado final é um trabalho completo que terá muita utilidade, tanto para orientar professores, como por ser uma excelente ferramenta pedagógica”, sintetiza o professor Guilherme Scaldaferri. Já a professora Maria Catarina, que lecionou durante sete anos na Rede aldeense, fala que sentiu de perto as dificuldades em abordar determinados assuntos em sala. Ela conta que começou, por conta própria, a pesquisar e produzir mapas da cidade. “Eu já trabalhava em outros municípios com Geoprocessamento, que é a elaboração de mapas e pesquisas espaciais voltadas para planejamento urbano. Assim, com esse conhecimento, eu pude preparar o meu material, mas sabemos que ele é necessário aos professores e nem sempre possível de ser produzido por eles próprios. Por isso, fiquei muito honrada com o desafio. Ao longo da pesquisa, o material foi ganhando proporções e o resultado irá surpreender a todos”, diz Catarina.
 E não só a pesquisa será surpreendente, como também o próprio material utilizado na confecção. Tudo com a mais alta qualidade e beleza. Ele será de papel couchê, capa dura, produzido em policromia e muito mais. Juntamente com o Atlas, as escolas receberão ainda um mapa colorido da cidade, tipo banner, em tamanho 1m X 1,70m. “Tudo isso porqueexigimos sempre o melhor para os nossos alunos”, completa a Secretária.

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem