São Pedro da Aldeia lidera o ranking do crescimento comercial no Estado

Centro histórico e administrativo de São Pedro da Aldeia
O município de São Pedro da Aldeia começa a colher os frutos do trabalho desenvolvido na área de desenvolvimento econômico e industrial. Atualmente, o município ocupa a terceira posição na lista apresentada pela Junta Comercial do Estado (Jucerja) das cidades que apresentaram crescimento do número de empresas. Em 2011 foram instalados na cidade 24 negócios, totalizando 2.025 empresas. De acordo com levantamento Jucerja, o setor do comércio no Rio de Janeiro cresceu 15% em comparação ao ano de 2010, devido ao desenvolvimento das cidades do interior, que puxou o aumento do número de novas empresas abertas em 2011. Ano passado, foram registrados 53.476 processos para novos negócios, enquanto que em 2010 o registro foi de 46.394. Ao todo, sete municípios do Estado apresentaram crescimento do número de empresas.

De acordo com Gilson Pessoa Brandão, coordenador de Desenvolvimento Econômico do município, o investimento do Poder Público e a localização estratégica de São Pedro da Aldeia foram os fatores centrais para o crescimento das empresas no município. “Paralelo ao amplo apoio do Poder Executivo no planejamento estratégico regional e no incentivo ao desenvolvimento econômico, nós temos a vantagem de estarmos bem situados logisticamente. Estamos numa área de mercado da Baixada Litorânea que cria condições aos grandes empresários de distribuir por baixo custo. E a nossa administração, sabendo desse foco estratégico, tem buscado aprimorar, agilizar e organizar, cada vez mais, a gestão pública a favor dos empreendedores, facilitando a instalação de empresas na cidade, das pequenas às de grande porte. Temos um Pólo Industrial forte, que nos fez alcançar um novo patamar no cenário econômico do Estado”, declarou o coordenador.

Em entrevista ao site oficial do Governo do Estado, o Presidente da Jucerja, Carlos de La Rocque, comentou sobre o pioneiro crescimento econômico das cidades do interior. “Há um movimento de crescimento econômico no interior do Estado. No caso de São Pedro da Aldeia o turismo, também, impulsiona essa alta. As empresas estão tendo mais facilidade para se instalar no interior. Essa é a primeira vez que o interior puxa o índice de instalação de novos negócios. Normalmente, a capital liderava o ranking”, afirmou o presidente.



Segundo Brandão, uma das estratégias principais que levaram São Pedro da Aldeia a figurar entre as três cidades com maior crescimento comercial em 2011, foi a parceria entre a Prefeitura e a Associação Comercial, que criou o Núcleo de Atendimento Empresarial no município. O núcleo é um canal avançado de atendimento exclusivo aos empresários, contadores e empreendedores individuais, funcionando também como sede do Comitê Gestor Municipal das Micro e Pequenas Empresas.

Brandão ainda ressaltou a importância do investimento municipal na busca por uma equidade de desenvolvimento. “Já que o nosso município teve prejuízos com a lei dos royalties, uma vez que a medida acarretou um desequilíbrio regional muito grande, nós temos buscado alcançar um equilíbrio através de recursos oriundos de parcerias e convênios. É o caso da vinda do IPEM-RJ, que vai ajudar muito dentro da vocação logística industrial aldeense. Com certeza, o futuro da nossa cidade é promissor e os grandes empresários estão percebendo isso”, disse.

Créditos à PMSPA e à InterTV

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem