São Pedro da Aldeia é contemplada pelo Governo do Estado com carro para combate à dengue

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia no combate ao mosquito Aedes Aegypti recebeu o reconhecimento do Governo do Estado, que entregou ao município um carro para atuar no combate à dengue. Os critérios seguidos pelo Governo Estadual foram estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O município de São Pedro da Aldeia foi contemplado porque implantou políticas de prevenção à dengue e cumpriu o contrato de metas estabelecido pelo Estado. A cerimônia de entrega foi realizada no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, e contou com presença do Prefeito Carlindo Filho, o Secretário Municipal de Saúde, Carlos César Machado, o Governador Sérgio Cabral, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, entre outras autoridades.
De acordo com o Prefeito Carlindo Filho, os trabalhos de combate vão continuar cada vez mais intensos. “Estamos cumprindo com o nosso dever, realizando políticas públicas de combate à dengue e recebemos o reconhecimento por isso. Este carro é um grande ganho para a continuidade do nosso trabalho, que será cada vez mais forte. Hoje, temos um caminhão que circula pelos bairros do município, recolhendo pneus que a população descarta nas ruas. Já estamos com um galpão cheio de pneus. Pedimos à população que nos ajude e faça a sua parte no trabalho de prevenção”, disse.
Cada cidade beneficiada foi selecionada de acordo com os critérios de prioridade estabelecidos pelo Ministério da Saúde e contam com população de até 160 mil habitantes. A prefeitura também se comprometeu a executar as ações recomendadas pela Secretaria de Estado de Saúde, no âmbito da campanha 10 Minutos Contra Dengue, visando à promoção, prevenção e a melhoria dos indicadores da doença.
O Secretário de Saúde de São Pedro da Aldeia, Carlos César Machado, comentou sobre o benefício e a importância da união entre as esferas municipais e estatais. “Este carro é fruto do bom trabalho desenvolvido na área de combate à doença no município. Alcançamos as metas e cumprimos as exigências estabelecidas pelo Governo do Estado dentro do programa municipal da dengue. O reconhecimento veio na entrega do veículo, que vai contribuir na qualificação das ações de prevenção e no efetivo controle da doença. Esta parceria firmada entre os níveis de governo só valoriza a saúde dentro do nosso município, bem como em todo o Estado”, disse.
De acordo com o Governo do Estado, uma vez por mês a Prefeitura terá que mandar para a Secretaria de Estadual de Saúde, um relatório contendo as atividades do carro como, por exemplo, o número de visitas realizadas, quilômetros percorridos, necessidade de manutenção, entre outras informações. O evento também contou com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o Deputado Paulo Melo.
Foto: César Valente
Machado aproveitou para alertar a população a respeito da doença, principalmente nesta época do ano. “No verão, é preciso que a população redobre a atenção. O calor e o excesso de umidade podem formar um ambiente propício à proliferação do mosquito. Por isso, é importante manter o quintal sempre limpo e evitar a água parada. A união com os munícipes é essencial na luta pela eliminação de possíveis criadouros nas casas, já que o ambiente doméstico concentra a maior parte dos focos”, finalizou. Segundo dados do Ministério da Saúde, 80% dos focos do Aedes Aegpty, mosquito transmissor da dengue, são intradomiciliares.

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem