Projeto “Saúde na Praça” realiza vários atendimentos no bairro São João

“Maravilhoso. Nunca tivemos um projeto de saúde assim em nossa cidade. Conseguir fazer exames, consultas sem sofrer em filas, na maior facilidade e com agilidade é realmente uma maravilha”. Essas foram às palavras da dona de casa Edilma da Conceição, para definir o Projeto “Saúde na Praça”, que foi realizado na Praça do bairro São João, no último sábado (25). No local foram montadas seis tendas onde foram realizadas diversas atividades. Ao todo foram feitos mais de 60 eletrocardiogramas, 55 preventivos, 93 consultas médicas, 70 ultrassonografias, além de marcação para diversas especialidades. Ao todo mais de 300 pessoas foram atendidas. O Projeto “Saúde na Praça” acontece todo sábado em bairros diferentes. O Próximo vai ser realizado, dia (3) no bairro Vinhateiro.

Foto: César Valente
Em cada tenda foi realizada uma atividade individualizada, tudo acompanhada por profissionais e o os resultados eram entregues logo após a realização dos exames. O local contou com total infraestrutura para os usuários como banheiros químicos e cadeiras de espera. Foram realizadas diversas atividades como aplicação de flúor, exames preventivos da mulher (colposcopia), ultrassonografia, eletrocardiograma, controle da diabete e aferição da pressão arterial. Também foram distribuídos informativos sobre doenças, como a tuberculose, hanseníase e dengue.

Foto: César Valente
Segundo o Secretário de Saúde, Carlos César Machado, o primeiro dia do projeto foi um sucesso. “Conseguimos atender os moradores dos bairros São João e Colina de maneira satisfatória. Estabelecemos uma cota de 45 pessoas para realização de exames eletrocardiograma e ultrassonografia, aqueles que não fizeram na praça, já saíram com o encaminhamento para realizar o exame no Pronto Socorro no Morro de Milagre. Demos o conforto possível às pessoas como cadeira de espera e banheiro químico. E vamos repetir o sucesso no bairro Vinhateiro no próximo sábado, dia 3. O Projeto é uma solicitação do Prefeito Carlindo Filho que vai mudar a realidade do sistema de saúde no município”, disse.

Foto: César Valente
O evento contou com a presença do Vice-Prefeito Marquinho da Trecus, que ressaltou a importância do Projeto. “Esse projeto tem como objetivo principal levar as atividades desenvolvidas pela secretaria de saúde até as comunidades. Esse é um momento de renovação no sistema de saúde de São Pedro da Aldeia. O Prefeito Carlindo Filho solicitou essa renovação ao secretário Carlos César e o Secretário está realizando com muita competência. Outra coisa muito importante, o projeto é realizado aos sábados para não atrapalhar a rotina da população”, disse.
O Projeto “Saúde na Praça” envolve uma equipe de 26 profissionais da saúde, entre técnicos, nutricionistas, enfermeiros, dentistas, médicos e fisioterapeutas. É realizado das 8h às 14h.

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem